top of page

28ª edição do Iron Biker Brasil acontece nos dias 17, 18 e 19 de setembro

Atualizado: 5 de mar. de 2021

A expectativa é receber cerca de 2 mil atletas de diversas cidades brasileiras e até mesmo de outros países

Os ciclistas percorrem um trajeto que passa por alguns distritos de Mariana | Samuel Consentino

A organização do Iron Biker Brasil confirmou a realização da 28ª edição da maior prova de mountain bike da América Latina para 2021. O evento, que foi cancelado no ano passado por causa da pandemia, está pré-agendado para os dias 17, 18 e 19 de setembro, em Mariana, e seguirá todas as normas do Plano Minas Consciente.


De acordo com a organização, a expectativa é receber cerca de 2 mil atletas de diversas cidades brasileiras e até mesmo de outros países. Marianenses, como Lázaro Jesus Moreira, de 16 anos, também são presenças confirmadas na prova. “A gente fica ansioso. É gratificante poder participar de uma prova como essa em casa”, disse Lázaro.


"O Iron Biker é um evento muito importante, principalmente para os comerciantes, pois o movimento é bem maior. Acredito que ele vai nos ajudar a mudar esse cenário que estamos vivendo hoje, pois as vendas caíram bastante por causa da pandemia”.

O jovem já participou de três edições, 2017, 2018 e 2019, e, em todas, foi campeão na categoria disputada. Neste ano, Lázaro disputará, pela primeira vez, a categoria júnior e suas expectativas são positivas. “As expectativas estão lá no alto. Estou trabalhando muito para disputar a prova e realizar um sonho, que é chegar no top três. Quero fazer uma boa prova e poupar os equipamentos”, comentou.

Para os organizadores, a intenção é fazer com que essa seja uma das melhores edições já realizadas. “É óbvio que, por tudo que estamos passando, será uma edição diferente. Porém, não menos energizada e eletrizante. Sempre falo que Mariana é uma cidade única e de uma singularidade excepcional. Digo que, nós da organização, criamos uma relação de amor e carinho pelo município e pelos cidadãos. Já estamos contando os dias para setembro”, destaca um dos organizadores da prova, Lucas Fonda.

FOMENTO DA ECONOMIA - O Iron Biker é uma das provas que fomenta a economia da cidade. “O Iron Biker é um evento muito importante, principalmente para os comerciantes, pois o movimento é bem maior. Acredito que ele vai nos ajudar a mudar esse cenário que estamos vivendo hoje, pois as vendas caíram bastante por causa da pandemia”, afirmou Rosângela do Espírito Santo, dona de um bar próximo ao Jardim.

Com uma média de 2 mil atletas inscritos e considerando 3,6 acompanhantes por atleta, o evento injeta aproximadamente R$8 milhões na economia local durante sua realização. “É um evento primordial para a nossa economia e para o nosso turismo. É uma competição que mexe com a cidade inteira. Vem pessoas de todos os locais para acompanhar, então, já faz parte das nossas vidas. Mariana tem grande potencial para se tornar uma das maiores referências em mountain bike do país”, disse o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte.


bottom of page