teste.jpg
  • Eliene

Após conclusão das obras de restauração, igreja Nossa Senhora do Rosário será reaberta

Para marcar o momento, será realizada uma cerimônia de reabertura e uma missa festiva, ambas abertas ao público


A igreja é considerada como um dos expressivos templos religiosos do barroco mineiro | Lélio Pedrosa


Fechada desde 2016 para restauração artística e arquitetônica, amanhã, quinta-feira, a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Mariana, será reaberta aos moradores. Para marcar esse momento, que acontece no mesmo ano em que ela completa 270 anos do início de sua construção, haverá uma cerimônia de reabertura, às 15h.




** continua depois da publicidade **



O evento contará com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, do Pároco padre Marcelo Moreira Santiago, representantes do clero, da administração pública da cidade e do IPHAN, além dos paroquianos e devotos de Nossa Senhora do Rosário.

Já no sábado, 19, às 10h, será realizada a primeira missa, presidida por Dom Airton, para celebrar a finalização e entrega total da obra.

Para o pároco padre Marcelo Moreira Santiago, a entrega da igreja restaurada, segura e com a devida valorização de seus elementos artísticos, é um momento de muita alegria e emoção. “A comunidade aguardava com muita expectativa esse momento de reabertura e entrega oficial. Ficamos felizes por esse momento, afinal, estamos falando de um espaço religioso que alimenta a fé e devoção do nosso povo, especialmente dos moradores daquele bairro. Além disso, com as obras que foram feitas, estamos preservando a memória artística, histórica, cultural e religiosa de uma das igrejas mais belas da cidade, um verdadeiro relicário de arte”, disse o pároco.

De acordo com o padre Marcelo, a cerimônia de abertura e a missa serão abertas à comunidade, entretanto, é necessário fazer um agendamento, pois serão disponibilizadas 100 vagas por dia. Os interessados devem ligar no 3557-1179, telefone do escritório paroquial, para confirmar presença. Além disso, o uso de máscara será indispensável para garantir a segurança de todos.




** continua depois da publicidade **


Localizada na praça do Rosário, o lançamento da sua pedra fundamental pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, ocorreu em 14 de maio de 1752. Construída por escravos, a igreja é um relicário de arte, com obras autênticas de dois dos maiores artistas do Brasil colonial: Manuel da Costa Ataíde e Francisco Vieira Servas. Por esse motivo, ela é considerada como um dos expressivos templos religiosos do barroco mineiro, contendo também elementos que remetem ao estilo rococó.

Sobre as obras

A restauração da igreja teve início em janeiro de 2016, sendo a primeira obra no município do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas do Governo Federal, com apoio do município e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A primeira etapa da obra contou com a restauração do forro da capela-mor, retábulos colaterais, altar-mor e outros bens integrados do conjunto de elementos artísticos da igreja e foi entregue em 25 de maio de 2017. Agora, após a restauração da obra civil, a igreja Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos voltará a ser aberta ao culto e à visitação pública.




** continua depois da publicidade **



Veja mais algumas fotos do seu interior após a restauração:


Foto: Lélio Pedrosa


Foto: Lélio Pedrosa




1 comentário