top of page

Bombeiro de Itabirito confecciona máscaras de proteção para deficientes auditivos

Atualizado: 24 de jun. de 2020

Um ato de solidariedade e inclusão social em meio a pandemia. Assim, definimos a iniciativa da bombeiro municipal de Itabirito, Leda Luzia Borges, que confecciona máscaras de proteção especial para deficientes auditivos. O diferencial do principal equipamento de proteção contra o coronavírus é uma tela transparente na área da boca, o que permite a leitura labial. 


De acordo com a bombeiro, as máscaras serão doadas para deficientes e, também, para os membros da família, para facilitar a comunicação entre eles. “O correto seria que todos utilizassem essas máscaras, principalmente em locais públicos. Isso é inclusão social. Como é difícil fazer com essa seja uma realidade, decidi ajudar, pelo menos, uma parte dos que mais precisam”, destacou.


As máscaras são confeccionadas por ela e por uma amiga que também é bombeiro, Maria de Fátima, em suas casas, com materiais que elas compram e recebem como doações. “Muitas coisas, eu compro, mas está começando a ficar difícil encontrar alguns materiais necessários, como por exemplo o elástico”, disse, ressaltando que os que tiverem interesse de doar algo, como tecido de algodão, linhas e elástico, basta ligar ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (31) 988092328. 


Leda e sua amiga, Denise, confeccionando máscaras caseiras. | Arquivo pessoal
 

Como tudo começou - Em uma conversa com uma colega de trabalho, Leda decidiu que iria confeccionar máscaras caseiras para doar para pessoas que não teriam condições de comprar. Em suas horas vagas, durante seu expediente, ela e a servidora, Denise Araújo, costuravam as máscaras. “Em Itabirito, temos muitas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Pensei que uma das saídas seria a fabricação própria, pois quanto mais pessoas usando, melhor para toda a cidade no enfrentamento ao coronavírus. É também uma forma de incentivar as pessoas a usar as máscaras”, explicou Leda.

Até o momento, cerca de duas mil máscaras foram doadas, o que para a bombeiro municipal é motivo de alegria e satisfação. “Não existe sensação melhor do que a de ajudar o próximo. Posso garantir que eu ganho muito mais do que a pessoa que está recebendo a máscara”, afirmou.

bottom of page