top of page

Cachoeirense oferece oficina gratuita de audiovisual para jovens de Cachoeira do Brumado

Atualmente, sete jovens, entre 14 e 17 anos, estão participando do projeto Filmar, que já produziu o primeiro vídeo


Divulgação | projeto Filmar

Compartilhar conhecimento com pessoas do lugar: isso é o que motivou o fotógrafo e videomaker Rafael Eleutério, morador de Cachoeira do Brumado, a iniciar o Filmar, projeto que oferece oficinas gratuitas de audiovisual para jovens do distrito. “Sou daqui, aprendi a amar o audiovisual aqui, por meio da TV Escola, coordenada por Carlos Magalhães. Nada mais justo que devolver um pouco de tudo que aprendi e da forma como aprendi, com muito amor, dedicação e sem nenhum custo, assim como fez Carlos”, destacou Rafael.



** continua depois da publicidade **



De acordo com o idealizador do projeto, as aulas acontecem na Casa Cultural, espaço cedido pela ex-presidente da Associação de Moradores de Cachoeira do Brumado, Elaine Freitas. Lá, os jovens se encontram pelo menos uma vez por semana para discutir e colocar em prática conceitos do audiovisual. “Falamos sobre planejamento, construção de roteiro, abordagem, manuseio de equipamentos, além de técnicas de enquadramento, cor, iluminação e edição. O projeto também dá autonomia para que eles deixem aflorar sua criatividade e desenvolvam suas habilidade”, explicou Rafael.


Atualmente,o projeto conta com a participação de sete jovens, entre 14 e 17 anos, entre eles as amigas Mirella Miranda de Freitas e Zuleima Maria de Freitas. “É gratificante ter essa oportunidade de aprender com alguém que eu já admirava, que é o Rafael. Ter esse contato com equipamentos profissionais e aprender as técnicas está sendo uma experiência incrível. Não tenho dúvidas de que tudo isso que estou aprendendo hoje vai ser fundamental para a área que quero me profissionalizar, que é a arte”, contou Mirella.


Zuleima também destacou sua satisfação em fazer parte do projeto. “Desde pequena assistia vídeos no Youtube de um profissional americano que fotografava pessoas na rua. Isso me deixou encantada pelo audiovisual. Quando soube da oficina, não pensei duas vezes. Quando vi os equipamentos pela primeira vez, fiquei deslumbrada e ainda mais motivada. Aprendemos de tudo, mas gosto mesmo de manusear a câmera, pois sou tímida para ficar na frente dela”, destacou a jovem.



** continua depois da publicidade **



Primeiro fruto


Depois de aprender as técnicas do audiovisual, chegou o momento mais aguardado pelos jovens: a gravação do primeiro vídeo. Além de divulgar o projeto, a produção retrata as belezas naturais e culturais de Cachoeira do Brumado. Confira abaixo:





Além desse vídeo, o projeto Filmar planeja produzir um curta-metragem com o tema ansiedade e um documentário sobre a influência do futebol na comunidade local. “Essas produções, com temas pensados por eles, abordam questões importantes e proporcionam uma experiência completa no processo de criação do audiovisual”, afirma Rafael.




** continua depois da publicidade **



Rafael também destaca que a ajuda de parceiros será fundamental para a criação desses dois produtos e o sucesso do projeto. “Hoje, os equipamentos usados são meus, mas pode ser que a gente precise de mais coisas. Então, seria interessante esse apoio, que pode ser de diversas formas, desde o financeiro ao conhecimento”, disse.


Quer ser parceiro do projeto Filmar? Entre em contato com Rafael pelo (31) 99893-3036. Você também pode acompanhar as produções e detalhes do projeto pelo instagram: @projeto_filmar.

bottom of page