top of page
Design sem nome (1).jpg

Carreta da mamografia realiza atendimentos em Mariana até o dia 22 de dezembro

O veículo está no Centro de Convenções, atendendo das 7h às 16h





Nos próximos dias, a carreta da mamografia estará no Centro de Convenções de Mariana. De acordo com a prefeitura, o veículo ficará na cidade do dia 11 ao dia 22 de dezembro, atendendo das 7h às 16h (exceto no domingo, 17). Em outubro deste ano, mês em que são intensificadas as ações de conscientização sobre o câncer de mama, foram realizados 416 exames preventivos na carreta. 


Para realizar o exame de mamografia, é necessário ter mais de 40 anos. Mulheres abaixo dessa idade podem se consultar na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência e se houver uma recomendação médica, o exame pode ser agendado. 





O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, gerando células anormais e formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama e a doença pode evoluir de diferentes formas, tendo desenvolvimento rápido ou mais lento. O câncer de mama é um dos tipos mais frequentes de câncer em mulheres, após o câncer de pele, e também pode acometer homens sendo mais raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.


A prevenção primária consiste em reduzir os fatores de risco e promover os fatores de proteção como manter o peso corporal saudável, ser fisicamente ativa, evitar o consumo de bebida alcoólica, se for necessário fazer terapia de reposição hormonal para sintomas do climatério, fazer pelo menor tempo possível e sob supervisão médica, e para quem tem filhos, amamentar o maior tempo possível.


Muitos avanços vêm ocorrendo no tratamento do câncer de mama nas últimas décadas. Existe hoje mais conhecimento sobre as variadas formas de apresentação da doença e diversas terapêuticas estão disponíveis. O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia. Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. 




Comentarios


bottom of page