top of page

Estados Unidos incluem Brasil em lista de países que receberão doação da vacina contra Covid-19

O 1º lote, com 25 milhões de doses, será dividido entre países membros da aliança Covax e aliados regionais


Os Estados Unidos se comprometeram a distribuir cerca de 80 milhões de doses das vacinas | Divulgação

As autoridades americanas anunciaram, nesta quinta-feira, 03, que o Brasil está na lista dos países que irão receber parte do 1º lote de doações das vacinas contra a Covid-19. O número exato de vacinas que serão doadas não foi divulgado. Isso porque o país precisará dividir cerca de 6 milhões de doses com, ao menos, outros 14 países da América Latina.


As remessas destinadas ao Brasil serão entregues por meio da aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que vai gerenciar 19 milhões de doses, distribuídas da seguinte forma:

  • 6 milhões para América do Sul e Central: Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, Comunidade do Caribe e República Dominicana.

  • 7 milhões para a Ásia: Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão, Ilhas Maldivas, Malásia, Filipinas, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Laos, Papua Nova Guinea, Taiwan, e as Ilhas do Pacífico.

  • 5 milhões para a África, distribuídas entre os países selecionados em coordenação com a União Africana.



** continua depois da publicidade **



As outras 6 milhões de doses disponíveis neste primeiro lote serão distribuídas entre parceiros regionais dos americanos, como o México, Canadá e a Coreia do Sul, além de países com surtos da doença, como a Cisjordânia, Gaza, Ucrânia, Kosovo, Haiti, Geórgia, Egito, Jordânia, Iraque e Lêmen. Parte das vacinas também será enviada aos trabalhadores da linha de frente das Nações Unidas.

Ao todo, os Estados Unidos se comprometeram a distribuir cerca de 80 milhões de doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para outros países até o final de junho. Do total, 25 milhões de doses serão enviadas neste primeiro lote.

"Não estamos compartilhando estas doses para receber favores ou concessões, estamos compartilhando para salvar vidas e guiar o mundo em direção ao fim da pandemia”, disse o presidente Joe Biden em nota.



** publicidade **



bottom of page