top of page

Ex-prefeito Celso Cota conversa com o Portal Ângulo sobre sua pré-candidatura ao cargo do executivo

Celso Cota falou sobre o atual cenário político da cidade e sobre o grupo formado para apoiá-lo na eleições municipais


Pré-candidato já foi eleito como prefeito de Mariana em 2000, 2004 e 2012 | Arquivo Pessoal - Facebook

Recentemente, o ex-prefeito de Mariana, Celso Cota Neto, divulgou um vídeo em suas redes sociais, manifestando o seu interesse em disputar as eleições municipais 2020, concorrendo ao cargo do executivo. O vídeo causou grande repercussão na cidade e gerou muitas mensagens de apoio ao pré-candidato, que disputa pela quarta vez a cadeira de prefeito.


A primeira vez que disputou uma eleição foi em 2000, quando se apresentou como candidato a vice-prefeito, mas, poucos dias antes da eleição, foi indicado como cabeça da chapa. Celso foi eleito com 56% dos votos. Em 2004, com apoio de 13 partidos, vence novamente, com um pouco mais de 56% dos votos, tornando-se o primeiro prefeito da cidade a ser eleito consecutivamente.


Como exige a lei, o político não pode se candidatar nas eleições de 2008, voltando, assim, a disputar o cargo de executivo em 2012. Dessa vez, com 54% dos votos, Celso não pode concluir seu mandato por problemas com a justiça.


Além de prefeito, Celso Cota foi vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Piranga (AMAPI) e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Foi também presidente da Associação dos Municípios de Minas Gerais (AMM) e presidente da Fundação Rural Mineira.


Confira a íntegra da entrevista que a equipe do Portal Ângulo fez com o pré-candidato e ex-prefeito de Mariana.


Qual sua opinião sobre o atual cenário político de Mariana?

Analisando o cenário político, eu vejo hoje Mariana muito bem organizada politicamente através dos seus partidos, como estamos muito próximo das eleições, estamos procurando esses partidos para construir um bom projeto para nossa cidade. Precisamos resgatar a autoestima do povo marianense, que vem sofrendo desde o rompimento da barragem em 2015.


Por que colocar seu nome como pré-candidato ao cargo de prefeito de Mariana?

Coloquei o meu nome à disposição do meu partido e dos partidos que estamos conversando por entender que há muito ainda por se fazer pela nossa cidade e pela nossa gente. Por onde ando, as pessoas vêm pedindo a nossa volta, as recentes pesquisas também mostram isso. Acredito que tenho muito a contribuir.


Falava-se de que o senhor não poderia se candidatar. Essa informação procede?

Não procede, na verdade o que existe é entendimento jurídico. Estou sendo muito bem assessorado nessa parte e tenho total confiança na minha candidatura. Demorei a tomar a decisão de aceitar esse desafio porque primeiro estava avaliando vários aspectos. Antes de decidir, conversei por muito tempo com a minha família, com a sociedade, com os partidos políticos. Além disso, passei muito tempo engajado em entender o momento de Mariana, para depois anunciar a minha pré-candidatura, pois sei o tamanho da responsabilidade do cargo.


Existe um grupo formado para sua pré-candidatura?

Existe sim, hoje temos o meu partido (MDB) que tem em sua composição nomes de peso como o nosso deputado Thiago Cota, a ex-prefeita Terezinha Ramos; os vereadores Zezé de Nego, Marcelo Macedo, ex-vereadores Zezinho Salete, Raimundo Horta, a minha irmã Beth Cota, entre tantos outros importantes membros. Além do MDB, estamos em conversas com o Avante, Patriotas Partido Verde, PT, entre outros que serão muito bem vindos para a nossa caminhada.


O senhor tem um possível nome para o seu vice?

O vice será escolhido a partir da decisão do nosso grupo, estamos em diálogo com vários partidos para escolher o melhor nome para compor a nossa chapa.


Algum dos atuais vereadores declarou apoio a sua pré-candidatura?

Sim, temos um bom relacionamento com a maioria dos vereadores, alguns já declaram apoio abertamente em suas redes sociais e outros certamente farão isso no momento mais oportuno


Antes de apresentar seu nome como pré-candidato, houve rumores de que o senhor apoiaria o pré-candidato Newton Godoy. Essa informação procede?

Na democracia é necessário sempre manter o diálogo, nunca me fechei para uma boa conversa independente da sigla partidária, temos um projeto político de grupo, de participação popular e não um projeto próprio.


Qual sua opinião sobre o atual cenário que envolve a educação, saúde, segurança,e a economia da cidade?

Vamos por etapas, não vivemos um bom momento em nossa economia, não só sobre a questão do pós-rompimento da barragem, mas por uma falta de política definida para o setor.


A nossa segurança de certa forma está bem assistida, temos a Polícia Civil que desempenha um bom trabalho, a nossa Polícia Militar que conta com um bom contingente de policiais e uma frota de viaturas que foram renovadas recentemente, inclusive com o apoio do deputado Thiago Cota. Além disso, a nossa cidade conta com uma guarda municipal, que para mim, é a melhor guarda municipal de Minas Gerais. Mas sabemos que podemos buscar caminhos para aperfeiçoar ainda mais à nossa segurança.


Já na Educação, precisamos de um projeto mais amplo, com maior presença de alunos no tempo integral em todos os anos da educação básica, e também ampliar a oferta de vagas nas creches. Precisamos discutir um plano pedagógico para nossa cidade de acordo com os novos tempos, necessitamos de escolas que dê acesso as tecnologias e ofereça uma boa estrutura para os nossos alunos.


Já na área da saúde ficou evidente que precisamos concluir a UPA, para ter mais uma estrutura que dê suporte ao nosso hospital, com alta qualidade, com leitos de CTI e UTI equipados e que ofereça um atendimento digno que a nossa população merece.


bottom of page