teste.jpg

Festa em Cachoeira do Brumado gera aglomeração em rua e indigna moradores

De acordo organizadores, era esperado cerca de 60 pessoas, porém, segundo a Secretaria de Defesa Social, tinha uma média de 500 pessoas no local



Uma festa julina, em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, realizada nesse sábado, 24, provocou aglomeração em uma das principais ruas da comunidade. A maioria das pessoas presentes não usavam máscaras, uma das regras do Decreto Municipal Nº 10.579, que estabelece medidas para realização de eventos na cidade. Segundo os organizadores, eles tinham permissão da prefeitura para realizar a festa, que estava programada para receber cerca de 60 pessoas. Entretanto, de acordo com a Secretaria de Defesa Social, o local tinha, no mínimo, 500 pessoas.




** continua depois da publicidade **


Em uma nota divulgada pelos organizadores, eles reconhecem que o número de pessoas que compareceram era maior do que o esperado. “Como muitos devem ter acompanhado nas redes sociais, durante o evento houve uma grande aglomeração de pessoas. Gostaríamos de informar que se tratou de um evento para aproximadamente 60 pessoas, com espaço adequado para tal realização, devidamente liberado pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde Covid-19 de Mariana. Porém, os organizadores foram surpreendidos pela chegada repentina dos populares que elevou muito o número de pessoas presentes no local, ferindo os protocolos sanitários previstos. Visando amenizar a situação, os organizadores do evento pediram apoio da Polícia Militar para dispersar a aglomeração, prezando pela não disseminação da Covid-19 e pela vida”, diz a nota.



“Uma festa com tanta gente sem máscara em um pandemia nos faz perceber que o ser humano não tem o mínimo de empatia por aqueles que perderam um familiar, um amigo ou um conhecido. A rua estava tomada por jovens, sendo que, hoje, é esse público que mais ocupa leito de UTI. Perderam o juízo e o amor pela vida”.


Os moradores do distrito, principalmente os que moram próximo ao local onde a festa aconteceu, ficaram incomodados com a aglomeração. “Uma festa com tanta gente sem máscara em um pandemia nos faz perceber que o ser humano não tem o mínimo de empatia por aqueles que perderam um familiar, um amigo ou um conhecido. A rua estava tomada por jovens, sendo que, hoje, é esse público que mais ocupa leito de UTI. Perderam o juízo e o amor pela vida”, comentou uma moradora que prefere não se identificar.




** continua depois da publicidade **


Outro morador, que também não quer se identificar, criticou a organização do evento. “Vários carros com o som no último volume. As paredes da casa chegaram a balançar. Isso foi um ato de desrespeito com a gente, com idosos e crianças que moram por perto. Além do som, muito lixo pelas ruas e cada canto que a gente vai tem um cheiro insuportável de urina. Pelo o que vi, não tinha banheiro químico. Teve morador que teve que limpar fezes que deixaram em frente a sua porta. É um absurdo”, contou.


Segundo esse morador, a Polícia Militar foi informada da aglomeração e esteve no local, mas não encerrou a festa. Em nota, a assessoria da Polícia informou que não havia sido comunicada, com antecedência, sobre a realização do evento. “A Polícia Militar informa que não recebeu comunicação prévia da realização de evento público em Cachoeira do Brumado no dia 24 de julho de 2021. No entanto, durante a noite desse último sábado, recebeu uma solicitação, via 190, com notícia de que estava ocorrendo uma festa com aglomerações de pessoas em via pública no distrito. Imediatamente, uma equipe policial deslocou até o local e realizou contato com os organizadores, registrando a situação. Em providências, nesta segunda-feira, a Polícia Militar e a prefeitura de Mariana reuniram-se para reforçar estratégias de cumprimento ao Decreto Municipal vigente, que estabelece restrições para realização de eventos”, diz a assessoria.


Em contato com o secretário de saúde de Mariana, Danilo Brito, fomos informados que, a partir de agora, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde Covid-19 de Mariana não irá permitir a realização de eventos de rua.


** publicidade **


2 comentários