top of page

FUNED descarta diagnóstico de meningite bacteriana em criança de 3 anos, em Mariana

De acordo com o secretário municipal de saúde, Jonathan Chaves, a Fundação Ezequiel Dias confirmou dois casos em Mariana: uma pessoa de 21 e outra de 25 anos


Imagem ilustrativa | Banco de Imagens

Neste sábado, 03, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), descartou o diagnóstico de meningite bacteriana na criança de 3 anos, em Mariana. O secretário de saúde, Jonathan Chaves, afirmou que o exame realizado pela FUNED não confirmou os primeiros diagnósticos clínicos feitos no município.


A criança estava na policlínica e, após se sentir mal, foi encaminhada, ontem, sexta-feira, para o hospital Monsenhor Horta, conforme havia informado a subsecretária do sistema sanitário de saúde pública da cidade, Ludmila Simone Gonçalves.



** continua depois da publicidade **



Segundo Jonathan, a Funed confirmou dois casos em Mariana: uma pessoa de 21 e outra de 25 anos. A de 21 anos, embora seja de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, está internada no hospital Monsenhor Horta e segue sendo acompanhada pela secretaria de saúde do município, assim como a jovem de 25 anos.


A doença


A meningite bacteriana é uma infecção causada por bactérias que afeta as membranas protetoras ao redor do cérebro e da medula espinhal, chamadas de meninges. Essa infecção pode ser grave e precisa de tratamento médico imediato.


As bactérias que causam a meningite bacteriana podem entrar no corpo através do nariz ou da boca e se espalhar para as meninges. Isso pode acontecer quando uma pessoa está doente e tosse ou espirra, espalhando as bactérias pelo ar, ou quando compartilha objetos pessoais, como copos ou talheres, com alguém infectado.


Os sintomas da meningite bacteriana incluem dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, febre alta, sensibilidade à luz e confusão mental. Em bebês, os sintomas podem incluir choro constante, irritabilidade, moleira tensa e recusa em se alimentar.


O tratamento da meningite bacteriana geralmente envolve a administração de antibióticos através de uma veia no hospital. Em casos graves, a pessoa pode precisar ser internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para receber cuidados intensivos.




** continua depois da publicidade **



A melhor forma de prevenir a meningite bacteriana é a vacina, disponível na Central de Vacinação de Mariana, de forma escalonada, para pessoas acima de 16 anos. Além dela, é recomendado tomar medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, e evitar compartilhar objetos pessoais com pessoas doentes.

bottom of page