top of page

Investimento que seria feito na construção da UTI poderá ser aplicado na conclusão da UPA de Mariana

Foto do escritor: Eliene SantosEliene Santos

Prefeito afirma que o hospital não tem interesse em construir os leitos. Hospital nega e diz ter interesse, porém, dentro do prazo necessário



As obras na UPA foram paralisadas em 2016 por falta de recurso | Portal Ângulo

Nesta semana, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, enviará um documento à Justiça do Trabalho solicitando que o recurso que deveria ser investido na construção dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no hospital Monsenhor Horta, tenha uma nova destinação. A solicitação será para que os R$ 4,5 milhões sejam transferidos para a conclusão das obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que desde 2016 foi paralisada por falta de recurso.



“O município não tem recursos suficientes para terminar a obra e investir na compra dos equipamentos necessários para o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento”.


De acordo com Duarte, o hospital Monsenhor Horta não tem interesse em construir os leitos e se o dinheiro não for utilizado, o município poderá perdê-lo. “O hospital deixou claro que não vai construir UTI e que, no momento, não quer discutir o assunto. O dinheiro está na conta e se não dermos uma destinação à ele, vai voltar para a Justiça do Trabalho. Como ele seria para investir na área da saúde, pensamos que seria viável utilizá-lo na UPA”, disse.

O hospital negou a afirmação do prefeito. “Existe interesse, sim. O problema é que eles querem que as construções dos leitos sejam iniciadas hoje para serem inauguradas no final do ano. Isso não é possível. Existe uma série de processos que o hospital tem que seguir e não podemos atropelar tudo”, explicou a diretora clínica do Hospital Monsenhor Horta, Elizabeth da Silva.


MARIANA SEM UTI - Embora a UPA tenha estrutura física para ter uma UTI, segundo o prefeito, no momento, esse bloco não será construído. “O município não tem recursos suficientes para terminar a obra e investir na compra dos equipamentos necessários para o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento”, explicou Duarte.


A expectativa é de que, caso a prefeitura tenha a autorização que precisa da Justiça do Trabalho, todos os procedimentos burocráticos sejam concluídos ainda neste mês, para que as obras na UPA sejam iniciadas neste ano.


Design sem nome (1).jpg
Sem Título-7.png

O portal Ângulo foi fundado no dia 20 de junho de 2020, tendo como sede a cidade de Mariana, Minas Gerais. Criado a partir do desejo de colocar em prática um fazer jornalístico verdadeiro, o Ângulo é um site de notícias que produz, além de releases de abrangência estadual, nacional e internacional, principalmente conteúdo sobre as cidades de Mariana, Ouro Preto e Itabirito

A missão do portal é ser referência em notícia e se mostrar como um site moderno, com visões amplas dos mais diversos lados das histórias e sujeitos. É por esse motivo, que a equipe da redação utiliza uma linguagem simples e acessível para que todos possam se informar de maneira precisa.

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Mariana Viana

bottom of page