top of page

Mariana dobra o número de casos de dengue, em 10 dias, sendo que mais da metade é na Prainha

De acordo com o secretário municipal de saúde, Jonathan Chaves, dos 128 casos da doença, 78 foram registrados no bairro Santo Antônio


Banco de Imagens

Até a última sexta-feira, 10, Mariana registrou 128 casos de dengue, de acordo com o secretário municipal de saúde, Jonathan Chaves. O número mais que dobrou em apenas 10 dias, tendo em vista que até o dia 28 de fevereiro, o município havia registrado 55 casos. Ainda segundo o secretário, o bairro Santo Antônio, conhecido como Prainha, continua sendo o local com o maior número de casos, 78.




** continua depois da publicidade **



Para impedir a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, a secretaria vem realizando algumas ações. “A partir das notificações é realizado concomitantemente bloqueios de transmissão vetorial, ou seja, remoção dos inservíveis, a aplicação de larvicida e adulticida através do UBV, utilizada para a eliminação do mosquito adulto, em um raio aproximado de 360 metros quadrados na área identificada”, diz a nota enviada pelo secretário de saúde.


A nota também destaca que foram retirados 58 caminhões de materiais que acumulam água em diversos bairros da cidade, incluindo o Santo Antônio.


Jonathan reforçou que para combater o mosquito, é importante que a população receba os agentes de endemias, que vão de casa em casa. "Pedimos que a população receba bem os nossos agentes e nos ajude na prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. O objetivo é sensibilizar a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito transmissor. Esse apoio fará toda a diferença e será um grande aliado para diminuir os casos de dengue na nossa cidade”, afirmou.



** continua depois da publicidade **



Além de receber os agentes, a população pode ajudar com algumas atitudes, como:

  • Não deixando água parada

  • Tampando a caixa a d'água e cisternas

  • Descartando pneus, garrafas e latas nos locais corretos

  • Colocando areia nos vasos de planta.


Casos em Minas


De acordo com o Ministério da Saúde, Minas Gerais é o estado com o maior número de casos prováveis de dengue, em 2023. São 70 mil casos notificados e quase 20 mil confirmados. Além disso, sete pessoas morreram por causa da dengue em Minas, neste ano.


O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou que o pico da infecção ocorre nos próximos meses. “A gente percebe que esse número de casos que não aconteceram no ano passado foi um pouco empurrado para o ano de 2023. Por isso nós já temos este ano um número de casos maior do que o ano passado inteiro. Geralmente o pico acontece agora em abril, maio”, contou.



** publicidade **



bottom of page