Seja uma família acolhedora em Mariana

As inscrições para acolher e cuidar de uma criança ou de um adolescente estão abertas


O serviço acolhe crianças e adolescentes que foram afastados de sua família | Banco de Imagens

As inscrições para acolher e cuidar de uma criança ou de um adolescente estão abertas. Essa é uma ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que busca agregar novos membros ao projeto Família Acolhedora.


O serviço é uma modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes que foram afastados de sua família, por medida de proteção aplicada judicialmente. Assim, uma família acolhedora é aquela que foi previamente selecionada e capacitada para exercer a função social de acolher em sua casa, provisoriamente, um menor que necessite de cuidados e de proteção, até que seja possível o seu retorno para a sua família de origem ou, em último caso, seu encaminhamento à adoção.


A família acolhedora representa a possibilidade de garantir convivência familiar em um ambiente agradável para a criança ou o adolescente. Porém, é importante destacar que recebê-lo em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho. A família de origem deles é acompanhada também pelo serviço para que suas dificuldades e riscos possam ser superados e assim possam retornar, em segurança, para sua casa.


As famílias selecionadas serão capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do serviço, que dará o suporte necessário para que essa experiência seja rica e transformadora, tanto para as crianças e adolescentes, quanto para quem os acolhe.


Se você tem interesse em saber mais e em participar, cadastre-se. Basta preencher um formulário e enviá-lo para familiaacolhedoramariana@mariana.mg.gov.br.