top of page

Serviço de alistamento militar funciona em novo endereço

O alistamento é feito no prédio da Defesa Social, localizado na Rua Dom Silvério, s/n, anexo à igreja São Pedro



O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino | Banco de Imagens

O atendimento de alistamento militar que antes era feito na Câmara Municipal de Mariana, agora é realizado no prédio da secretaria de Defesa Social, localizado na Rua Dom Silvério, s/n, Colina de São Pedro, anexo à igreja São Pedro.


Para fazer o alistamento, o jovem deve ter 18 anos ou mais e levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, entre às 8h e 11h30 ou 13h e 17h, sem necessidade de agendamento.


O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino. Quanto ao brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção, deve ser realizado, no prazo de trinta dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção.


Aquele que não se alistar, pode sofrer punições, como não prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, não obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão, entre outras penalidades.


bottom of page