Vereadores de Mariana solicitam da prefeitura tombamento de trilhas de Mountain Bike

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores e encaminhado ao prefeito, Duarte Júnior, que terá até 15 dias para se posicionar à Câmara

Ao todo, mais de 300 quilômetros de trilhas poderão ser tombadas pelo município | Samuel Consentino

A preocupação com a manutenção das trilhas utilizadas pelos atletas que praticam o Mountain Bike (MTB), em Mariana, resultou na aprovação, por unanimidade, de um requerimento na reunião ordinária remota da Câmara Municipal, realizada no dia 17 desse mês. Os vereadores solicitaram ao executivo, o tombamento dessas trilhas como forma de fomentar, ainda mais, essa modalidade na cidade.


O requerimento foi apresentado pelo vereador Juliano Duarte, que salientou a importância dessa ação. “Mariana é conhecida nacionalmente como a cidade do Mountain Bike. Temos grande eventos aqui, como o Iron Biker, Bike Enduro e outros. A cidade tem diversas trilhas que encantam quem as utilizam e é importante preservá-las. Acredito que não adianta realizar eventos, apenas, e não cuidar desses espaços”, disse o vereador.


Segundo Juliano, no requerimento foram apresentadas diversas trilhas, como a trilha do casarão, cuecas, aranha, lixão, descida do canga, gazelandia, ruínas, flow, trilha da igreja de Camargos, fazenda da pedra branca, Fred Gruguer, garganta do diabo, trilhas dos escravos e trilha dos carrapatos. Todas elas, totalizam mais de 300 quilômetros de trilha.



“Mariana é conhecida nacionalmente como a cidade do Mountain Bike. Temos grande eventos aqui, como o Iron Biker, Bike Enduro, e outros. A cidade tem diversas trilhas que encantam quem as utilizam e é importante preservá-las. Acredito que não adianta realizar eventos, apenas, e não cuidar desses espaços".


A notícia alegrou os atletas, como Jefferson Batista Flores da Silva, tricampeão na categoria sub-23 e vice na categoria júnior no Iron Biker Brasil, maior prova de MTB no Brasil. “Fico feliz em saber disso, pois essa ação evidencia o quanto o município cuida do esporte na cidade. É importante dar manutenção nessas trilhas. Isso, inclusive, nos incentiva e mostra que, tanto a modalidade, quanto nós, atletas, somos valorizados”, destacou.


Segundo Juliano, o requerimento já foi encaminhado ao prefeito, Duarte Júnior, que terá um prazo de até 15 dias para se posicionar a respeito do tombamento aos vereadores. Em conversa com a nossa equipe, o chefe do executivo demonstrou interesse. "Particularmente, acho importante o tombamento das trilhas. É uma forma de garantir que elas tenham uma atenção especial por parte do poder público. É algo que vemos com bons olhos e vamos trabalhar para que isso aconteça. Vou conversar com as pessoas responsáveis para que possamos iniciar os processos". disse Duarte.


Criado a partir do desejo de colocar em prática um fazer jornalístico verdadeiro, o Ângulo é um portal de notícias focado na região de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. A história do veículo de comunicação se mescla com os anseios e missões de sua fundadora, que busca trazer novos ares para a mídia na cidade.

Aqui a missão é ser referência em notícia e se mostrar como um portal moderno, com visões amplas dos mais diversos lados das histórias e sujeitos.

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Mariana Viana