top of page

2025: Fifa anuncia novo Mundial de Clubes com 32 times

De acordo com a Federação Internacional de Associações de Futebol, haverá um Mundial de Clubes feminino

Taça do Mundial de Clubes | Divulgação

O presidente da Fifa (Federação Internacional de Associações de Futebol), Gianni Infantino, anunciou, nesta sexta-feira, 16, a criação de um novo Mundial de Clubes, a ser disputado a cada quatro anos, com 32 times. A primeira edição será em 2025, com sede ainda a ser definida.

“Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou Gianni, em entrevista coletiva em Doha, dois dias antes da final da Copa do Mundo do Catar. O dirigente também afirmou que haverá um Mundial de Clubes feminino, com detalhes de formato, data e número de participantes a serem definidos.




** continua depois da publicidade **


O número de times por continente na edição masculina ainda será definido. Porém, segundo informações, a Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) querem que a Europa tenha 12 representantes. É a condição que apresentaram para apoiar a competição.


A Fifa não anunciou o local desta primeira edição do novo Mundial de Clubes com 32 times, mas é provável que o torneio ocorra na América do Norte, como evento-teste para a Copa do Mundo do ano seguinte.

A versão estendida do Mundial de Clubes foi anunciada pela Fifa em 2019. A primeira edição seria em 2021, com 24 clubes. Porém, devido a pandemia da Covid-19, a ideia foi adiada, mantendo o formato apenas com os campeões continentais nos anos seguintes.




** continua depois da publicidade **




No formato inicial, com 24 clubes, a ideia era que o torneio contasse com oito europeu e seis sul-americanos. As dez vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes. Na época, os clubes europeus e a Uefa anunciaram que boicotariam o novo torneio, que ocuparia um grande espaço no calendário.

Com a ampliação de 24 para 32 clubes, é esperada nova resistência das equipes europeias para o novo formato do Mundial.


bottom of page