top of page

Arquidiocese de Mariana anuncia volta das missas com a presença dos fiéis

Para o retorno das celebrações, foi criado um protocolo de segurança, que deverá ser apresentado e aprovado pelo município


As igreja terão que seguir o protocolo de segurança, que foi elaborado pela Arquidiocese de Mariana | Divulgação

A Arquidiocese de Mariana anunciou na última sexta-feira, 4, o retorno das celebrações eucarísticas com a presença dos fiéis, após criar seu protocolo de segurança com novas normas e orientações. O protocolo foi publicado como Decreto, e entrará em vigor assim que for apresentado e aprovado pelas autoridades de saúde de cada município.


De acordo com o documento, a decisão foi tomada em comunhão com os presbíteros, através de várias reuniões online e consultas promovidas nas cinco regiões pastorais e outras instâncias. Além disso, definiram que outros tópicos e situações da vida eclesial, nas Paróquias e suas comunidades e em toda a Arquidiocese, como catequeses, assembléias, encontros mais demorados, mesmo de pequenos grupos, e outras atividades não contempladas no Decreto, continuam suspensas.


Para a retomada das missas, os párocos ou administradores paroquiais deverão ficar atentos às normas de segurança estabelecidas pela arquidiocese, como evitar aglomerações antes e depois das missas, realizar a higienização das igrejas, isolar os sacrários e imagens, manter o distanciamento nos bancos, elaborar mais horários para a realização das celebrações, entre outros.


Além disso, considerando a realidade das pessoas que fazem parte do grupo de risco e, com o objetivo de atender suas necessidades pastorais e espirituais, as Paróquias poderão continuar com a transmissão das missas pelos meios de comunicação e pelas redes sociais.



bottom of page