As operações entram no terceiro dia em Mariana e no segundo dia no Itacolomi
Reprodução | Instituto Habitat
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) está empenhado no combate a dois grandes incêndios que afetam áreas de proteção ambiental na região de Mariana e no Parque Estadual do Itacolomi. As operações, que já entram no terceiro dia em Mariana e no segundo dia no Itacolomi, envolvem diversas equipes e recursos.
Em Mariana, o fogo avança pela Mata da Cartuxa e pela região de Padre Viegas, um dos distritos da cidade. As equipes do CBMMG, em conjunto com a brigada Habitat, estão atuando intensamente para conter as chamas. A situação na área de Padre Viegas ainda é preocupante, com o monitoramento constante sob a supervisão da brigada da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA). No Sítio do Seminário Menor, também em Mariana, os esforços de combate continuam, com uma nova fiscalização e análise do local programadas para amanhã.
Os recursos mobilizados em Mariana incluem quatro bombeiros militares, três membros da AMDA, quatro integrantes da Secretaria de Assistência Social e Urbana de Mariana (SASU) e da prefeitura, além de quatro brigadistas da Habitat e dois policiais militares do Meio Ambiente. As operações contam ainda com imagens registradas durante o combate ao fogo no Pico do Cartucha, gravadas na tarde de segunda, 02.
No Parque Estadual do Itacolomi, as operações seguem em seu segundo dia, com sobrevoos realizados para reavaliar os focos de incêndio identificados no dia anterior. As equipes estão estrategicamente posicionadas na região da Serrinha e nas proximidades da torre de alta tensão no Sibrão. O apoio aéreo tem sido crucial, com o uso da aeronave Pegasus 09 e dois aviões Airtractor. O combate no Itacolomi envolve nove bombeiros militares, seis policiais militares da Companhia de Aviação (COMAVE), 13 brigadistas, seis viaturas e três aeronaves. As operações seguem sem previsão de término.
Comments