top of page

CAC da Câmara de Mariana começa a emitir as novas carteiras de identidade

O documento substitui o RG e adota um padrão nacional de identificação


Reprodução | Serpro

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara de Mariana iniciou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento substitui o RG, emitido pelos estados, e adota um padrão nacional de identificação, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como base.


O agendamento para a confecção da carteira deve ser feito pelo site cidadao.mg.gov.br ou pelo aplicativo Cidadão MG. De acordo com a coordenadora do CAC, Danielle Gandra, a agenda é aberta diariamente, às 9h, e são liberadas 40 vagas para atendimento no próximo dia útil. O prazo para o envio do documento ao endereço cadastrado é de sete a quarenta dias.





Vale lembrar que a primeira via da CIN é gratuita e vale por dez anos. Os documentos necessários para sua emissão são o CPF e a certidão de nascimento ou casamento, com a averbação do divórcio para as pessoas divorciadas. A foto do usuário é registrada no momento da coleta dos dados. Informações como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), título de eleitor, carteira de trabalho, identidade profissional e tipo sanguíneo também podem ser acrescentadas ao registro, desde que apresentados os documentos no momento  do atendimento. 


Menores de 16 anos precisam estar acompanhados do responsável legal, que deve apresentar documento que comprove o vínculo.


A CIN é aceita em todo o território nacional, e, além da versão física, também pode ser usada como carteira digital pelo aplicativo GOV.BR. Outra novidade é a inclusão de um QR Code, por onde serão feitas as consultas aos dados do usuário acrescentados no registro. Pelo código também será possível verificar a autenticidade do documento e se ele não foi furtado ou extraviado. 






O CAC está localizado na Praça Minas Gerais, no anexo do prédio histórico da Câmara de Mariana.

תגובות


bottom of page