A mostra gratuita convida a população a conhecer a rica história da igreja em Minas
A exposição comemorativa dos 280 anos da Diocese de Mariana está desde a última terça-feira, 03, aberta para visitação no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz. A mostra, fruto do Projeto Memória, realizado pela Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida (FDLM), é composta por 38 painéis que resgatam a história do primeiro bispado de Minas Gerais, sendo eles: história da Arquidiocese; bispos e arcebispos; santos e beatos; o seminário e as instituições educacionais; e arquivos e museus.
O Projeto tem como proposta resgatar a memória histórica, afetiva e vivencial da Arquidiocese de Mariana, passando pelos cinco eixos temáticos. Para isso, reúne diversos materiais sobre os 280 anos de criação da Igreja Primacial de Minas Gerais, como fotos, vídeos e livros.
De forma interativa, por meio de QR codes, os visitantes podem acessar também o site do projeto, onde há podcasts, entrevistas, fotografias, entre outros materiais complementares e que são subsídios para pesquisa.
A exposição está disponível no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz, que foi reaberto em novo endereço desde julho, abrigando além do Museu da Música, o Museu do Mobiliário e o Memorial dos Bispos.
A entrada é gratuita para os moradores da cidade Mariana e seus distritos. Para os visitantes de outras localidades o ingresso é no valor de R$15, dando também acesso ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra. Idosos e estudantes têm direito a meia-entrada.
O Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz está localizado na Praça Gomes Freire (Jardim), no antigo Palácio Arquiepiscopal. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, e aos domingos de 8h30 às 14h.