top of page
Foto do escritorEliene Santos

Conheça os projetos aprovados pelo CONDES para diversificação econômica de Ouro Preto

O CONDES representa o poder público e a sociedade no desenvolvimento de Ouro Preto


Lívia Vieira

Desde a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), estabelecido pela Lei 1081 em 04 de abril de 2018, 16 projetos receberam chancela com o objetivo de diversificar a economia do município. Para fortalecer e dar mais autonomia ao CONDES, a Lei 1.291, de julho de 2022, ampliou o conselho para 18 membros e conferiu caráter deliberativo, tornando-o responsável por decisões nas suas áreas de atuação.


O CONDES tem como missão representar o poder público e a sociedade civil na gestão de políticas de desenvolvimento de Ouro Preto. Sua atuação inclui o incentivo ao desenvolvimento econômico, o apoio a projetos e a articulação de políticas públicas para o crescimento urbano e rural.


Segundo Jorge Adílio, presidente do CONDES, o conselho é procurado por diversas entidades em busca de chancela devido ao seu caráter participativo e deliberativo, com membros de diversos setores da cidade. "Como exemplo, chancelamos no ano passado a festa da Jabuticaba e todo o arranjo produtivo local da Jabuticaba a pedido do Lions Clube de Cachoeira do Campo. Com isso, no ano de 2023, o Lions participou do edital do FUNDES e foi contemplado, alcançando o primeiro lugar, com um recurso de 200 mil reais. Hoje, o projeto está deslanchando, tanto que vamos conseguir a indicação geográfica da fruta jabuticaba, ou seja, a indicação geográfica da região de Cachoeira do Campo, Glaura, Santo Antônio do Leite e São Bartolomeu", ressaltou.


Jorge Adílio também explicou que as associações e empresas buscam a chancela do CONDES como um selo de qualidade que indica o compromisso com a diversificação econômica de Ouro Preto. "À medida que chegam aqui e recebem a chancela passam a ter oportunidade de apresentar essa chancela junto às empresas para captar recursos", afirmou.


Os projetos chancelados devem alinhar-se aos eixos do Plano de Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), que incluem empreendedorismo, inovação e tecnologia, turismo, agropecuária e aproveitamento de rejeitos da mineração. Associações e empresas interessadas em obter a chancela devem enviar suas propostas para


Alguns projetos já implementados incluem o Hub de Inovação e Tecnologia, inaugurado em julho de 2024, e a Sala Mineira do Empreendedor, que conta também com uma versão itinerante para atender 11 distritos de Ouro Preto. Além disso, foram realizados cursos técnicos de Administração em parceria com o SENAI e o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do SEBRAE, bem como cursos de capacitação em turismo.


Na última reunião do CONDES, realizada em 24 de julho, foram chancelados dois novos projetos: um da Rede Integrada dos Micro e Pequenos Afroempreendedores de Ouro Preto (RIMPA-OP) e outro da Associação Empreendelas de Antônio Pereira.

bottom of page