top of page
Foto do escritorEliene Santos

Coral Cidade dos Profetas encerra temporada com concerto especial em Mariana

A apresentação será no dia11 de agosto, na Basílica de Nossa Senhora da Assunção


Divulgação | Carol Lacerda

Para encerrar sua temporada de concertos, o Coral Cidade dos Profetas prestará um tributo aos cânticos marianos na cidade de Mariana. A apresentação será realizada no domingo, 11 de agosto, às 20h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, e contará com a participação de uma orquestra e solistas convidados.


Nos últimos meses, o grupo encantou outras quatro cidades, Belo Horizonte, Congonhas, Itabirito e Ouro Preto, com uma seleção especial dos sons antigos de Minas. Essa iniciativa integra o “Plano Anual Coral Cidade dos Profetas 2024”, aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, patrocínio da CSN e apoio da prefeitura de Congonhas e da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.


Ao longo da história, muitos compositores criaram obras dedicadas à Virgem Maria, frequentemente entoadas em celebrações religiosas e litúrgicas. Para este concerto especial, o Coral Cidade dos Profetas selecionou peças emblemáticas desse repertório mariano, incluindo o “Ofertório de Nossa Senhora da Assunção”, de autoria desconhecida. Também serão apresentadas composições do século XVIII, parte do acervo de Francisco Solano Aniceto, como “Tota Pulchra”, cuja autoria também é desconhecida.


O Coral Cidade dos Profetas desenvolve há mais de 30 anos um trabalho pioneiro de proteção deste patrimônio imaterial do país. Ao longo de sua trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos de Minas, como Semana Santa, Festivais de Inverno, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.

bottom of page