Os agentes encontraram uma maritaca morta em uma gaiola
Na última semana, a Guarda Civil Municipal de Mariana atendeu uma ocorrência de maus-tratos a animais que resultou na morte de uma maritaca. O caso teve início quando um proprietário de imóvel relatou ter encontrado uma ave abandonada dentro de uma residência desocupada pela antiga inquilina.
No local, os agentes encontraram uma maritaca morta em uma gaiola, aparentemente devido a condições severas de insuficiência alimentar e deficiência nutricional.
O Grupo de Patrulhamento Ambiental (GPA) foi acionado e realizou a remoção da ave, enviando-a ao Instituto Habitat para análise. Lá, o veterinário Dr. Jonas constatou que a maritaca sofreu falência múltipla dos órgãos, atribuída aos maus-tratos e à negligência.
De acordo com a Lei Federal nº 9.605, de 1998, art. 32, maus-tratos a animais podem acarretar pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A Lei Municipal nº 3.267, de 2019, prevê multas de até 500 UFMs (Unidade Fiscal do Município) para casos que resultem na morte do animal.
Comments