top of page

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, é alvo de vandalismo

O templo religioso foi pichado durante a madrugada desta sexta-feira, 12


Divulgação | Guarda Municipal de Ouro Preto

A Igreja São Francisco de Assis, um dos pontos turísticos mais visitados em Ouro Preto, foi alvo de vandalismo nesta sexta-feira, 12, com pichações feitas durante a madrugada. Segundo informações, funcionários que chegaram para trabalhar pela manhã se depararam com a cena e acionaram a Guarda Civil Municipal. A Polícia Civil também foi acionada para realizar os trabalhos periciais.



** continua depois da publicidade **



Pichar edificações ou monumentos urbanos é crime no Brasil, com penalidades estabelecidas no Código Penal. O pichador pode ser enquadrado nos dispositivos que prevêem detenção e multa, que variam de acordo com a gravidade do caso. No caso da Igreja São Francisco de Assis, o ato de vandalismo é ainda mais grave por se tratar de um monumento tombado em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico.


A Igreja São Francisco de Assis é um exemplo da arquitetura barroca brasileira, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1939. Ela foi construída no século XVIII em estilo barroco, com influências do rococó, e é considerada uma das obras-primas do arquiteto Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho.


** continua depois da publicidade **



A igreja é conhecida por suas fachadas ricamente decoradas, com esculturas em pedra-sabão que retratam cenas da vida de São Francisco de Assis, padroeiro da igreja. Além disso, seu interior é decorado com pinturas e esculturas de Mestre Ataíde, um dos mais importantes artistas do período colonial brasileiro.


bottom of page