top of page

INSS começa a pagar 13º salário dos aposentados

O pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia

Em todo o país, 31 milhões de benefícios receberão a primeira parcela do 13° | Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta terça-feira, 25, a primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia.

Nesta terça, o pagamento da primeira parcela será feito para quem recebe até 1 salário mínimo, e tem o número do benefício encerrado em 1. A segunda parcela do 13º para este público será paga em 24 de junho. O pagamento da 1ª parcela segue até 8 de junho para os demais beneficiários. Já a 2ª parcela será paga entre os dias 24 de junho e 7 de julho.


** continua depois da publicidade **


Já os segurados com renda mensal acima do salário mínimo, terão seus pagamentos creditados entre 1º e 8 de junho. A segunda parcela será creditada entre 1º e 7 de julho.

Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2021, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário.

Aposentados e pensionistas, em maioria, receberão 50% do valor do benefício na antecipação. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.


** continua depois da publicidade **


Os segurados que recebem auxílio-doença têm direito a uma parcela menor do que os 50%. Nesse caso, a antecipação é calculada de acordo com o tempo de duração do benefício.

É importante destacar que o desconto do Imposto de Renda será realizado na segunda parcela.


bottom of page