top of page

INSS convoca segurados para prova de vida online

A ferramenta online está sendo usada como projeto piloto para efetuar a comprovação de vida

5,3 milhões de segurados para realizar a prova de vida online | Banco de Imagens

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou 5,3 milhões de segurados para realizar a prova de vida online, através do aplicativo Meu gov.br. A convocação desses beneficiários está sendo feita por SMS e e-mail.


A prova de vida online foi lançada em 2020,por causa da pandemia e as restrições sociais, principalmente para os idosos e pessoas do grupo de risco. Dessa maneira, essa foi uma ferramenta usada, como projeto piloto, para efetuar a comprovação de vida.


Apenas os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que estão com a prova de vida pendente poderão ser escolhidos para participar do projeto-piloto. A ferramenta utiliza a biometria facial e, portanto, o Instituto está usando a base de dados do Denatran e do TSE. Sendo assim, apenas os aposentados e pensionistas do INSS que possuem carteira de motorista ou título de leitor poderão ser selecionados. É importante destacar que os segurados que não realizarem a prova de vida não terão o benefício bloqueado. Porém, mesmo sem a obrigatoriedade, o recadastramento anual dos segurados do INSS continua sendo realizado nas redes bancárias.


Durante os meses de março e abril não serão realizados bloqueios dos pagamentos do INSS por falta da prova de vida. Sendo assim, a obrigatoriedade anual volta a ser cobrada a partir do mês de maio deste ano.




bottom of page