Como de costume, a prova deste ano será na Praça Gomes Freire (Jardim), nos dias 15, 16 e 17 de setembro
Em 2023, o Iron Biker Brasil completa 30 anos, sendo 10 anos consecutivos em Mariana. Para marcar essa data, a maior prova de mountain bike da América Latina promete reunir ciclistas de todos os cantos do Brasil para uma competição cheia de emoção e adrenalina. “É algo que nos deixa extremamente felizes e orgulhosos porque, sem dúvida alguma, essa consistência da realização da prova, e sequencialmente em Mariana, deu ao evento raízes ainda mais fortes. Conseguimos transferir esse pertencimento do evento para a cidade”, destaca Lucas Fonda, um dos organizadores do Iron.
** continua depois da publicidade **
Como de costume, a Praça Gomes Freire (Jardim) será o ponto de encontro entre marianenses e turistas durante três dias do mês de setembro. Na sexta-feira, 15, será a entrega de kits aos atletas, além de uma programação cultural. Já no sábado, 16, e no domingo, 17, os atletas vão disputar o circuito completo e o reduzido, com largadas marcadas para às 8h e 8h45, respectivamente.
Desde 2013, quando a primeira edição aconteceu em Mariana, o evento é uma oportunidade para fomentar a economia e o turismo na cidade antes mesmo dos dias de prova. “Existe uma movimentação não apenas nos dias de prova, mas também nos meses pré e pós-evento. Geração de empregos temporários, hospedagens, entre outros. Além disso, tem um impacto grande nas lojas que vendem bicicletas e dão assistência técnica às bikes”, informou Amarildo Pereira, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM).
É por isso que há interesse da administração pública em fortalecer a prática esportiva, conforme afirma o prefeito Celso Cota. “O nosso objetivo é fortalecer, cada vez mais, o ciclismo como uma fonte também de renda. Geração de renda é sinônimo de promoção social. Na verdade, é também promoção cultural, mas, acima de tudo, promoção turística”, comenta o prefeito Celso Cota.
** continua depois da publicidade **
A modalidade também tem crescido na região, atraindo cada vez mais novos atletas, além daqueles que dificilmente perdem uma edição, como a marianense Liege Walter. “Eu sou muito fã da prova. Eu cresci acompanhando e participando do Iron Biker Brasil. Mariana é referência em gerar novos talentos. Temos vários nomes aqui que começaram nas categorias de base e já foram para a elite. Todos, aqui em nossa região, começaram tendo a prova como referência, em todos os sentidos”, afirma.