top of page

Livro sobre a história de Mariana, da Câmara e do seu processo de restauro será lançado em agosto

O livro "Restauro e História do Prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana" terá sua versão impressa e digital


Reprodução | Câmara de Mariana

No mês de agosto, a Casa de Câmara e antiga Cadeia de Mariana será reaberta à população, e a cidade receberá um presente especial em comemoração a esse momento histórico. Trata-se do lançamento de um livro que narra detalhadamente todo o processo de restauração do prédio. Intitulada "Restauro e História do Prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana", a obra foi organizada pelo marianense Cristiano Casimiro, com o apoio da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib), que atuou como proponente do projeto, e patrocínio da empresa Vale.



** continua depois da publicidade **



O livro tem cerca de 300 páginas e é dividido em três partes: a primeira conta a história de Mariana. Já a segunda é sobre o prédio da Câmara e seu legislativo. Por fim, a terceira parte conta como foi o processo de restauro da Câmara, que começou em 2020, além de explicar o motivo de algumas intervenções. “É um material bem didático, com informações, fotografias, desenhos, mapas e documentos. Tenho certeza que quem ler vai valorizar ainda mais a história desse prédio”, destacou Cristiano.

O livro também terá QR Codes que levarão os leitores a assistir vídeos que foram produzidos com 30 pessoas envolvidas com a obra de restauro, com o legislativo ou que moram no entorno da Câmara. “A única coisa que posso adiantar é que são histórias bem interessantes e que valem a pena conhecer”, disse Cristiano.


Além da versão impressa, que será distribuída em escolas e Universidades de Mariana, o livro também terá uma versão digital, que estará disponível no mesmo dia do lançamento, com data a ser definida. E tem outra novidade. “Mais para frente faremos uma versão para crianças. É importante que todos tenham acesso às informações deste material”, contou o produtor da obra.



** continua depois da publicidade **


A Casa de Câmara e Cadeia será entregue ao poder legislativo no dia 02 de agosto, em uma cerimônia de reabertura que contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, representantes da sociedade civil, entidades locais e da imprensa. Após a cerimônia, no dia 07 do mesmo mês, as atividades legislativas serão retomadas no prédio e ele será aberto ao público, que poderá visitá-lo qualquer dia da semana, sendo 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados.

Comments


bottom of page