O evento será na Praça da Sé, neste sábado, 13, a partir das 14h
Neste sábado, 13, a Praça da Sé será palco de um evento especial para as comemorações do aniversário de Mariana: o tradicional Encontro de Bandas. A partir das 14h, nove das 11 bandas civis da cidade desfilam por algumas ruas da cidade até a Praça, onde vão se apresentar. As bandas confirmadas são:
Sociedade Musical São Caetano (Monsenhor Horta)
Sociedade Musical União XV de Novembro (sede)
Sociedade Musical São Sebastião (Passagem de Mariana)
Sociedade Musical Oito de Dezembro (Cachoeira do Brumado)
Sociedade Musical 16 de Julho (Colina)
Corporação Musical São Sebastião (Cláudio Manoel)
Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus (Padre Viegas)
Corporação Musical São Sebastião (Bandeirantes)
Sociedade Musical São Vicente de Paulo (Chácara)
Como de costume, essa edição homenageará mais uma personalidade de grande representatividade para a cultura musical: o compositor e maestro da Sociedade Musical São Sebastião, de Passagem de Mariana, Daltro de Paulo Novaes.
Minas Gerais é o estado brasileiro no qual se concentra o maior número de bandas em funcionamento, contando com aproximadamente 800 grupos civis, nos quais atuam cerca de 30 mil músicos, segundo dados da Funarte. Mariana é a cidade com o maior número delas, sendo oito nos distritos e outras três na sede.
A primeira banda de música do Brasil também surgiu em Mariana, em 1774, e teve Pedro Novalasco da Costa como regente. Atualmente, a Sociedade Musical São Caetano, fundada em 07 de Abril de 1836, é a quarta mais antiga do Brasil, a terceira de Minas Gerais e a primeira mais antiga da Região dos Inconfidentes.