Mariana: incêndio em residência deixa uma pessoa morta
- Eliene Santos

- 30 de jun.
- 2 min de leitura
Idoso era acamado e fazia uso de contínuo de oxigênio

Reprodução
Na madrugada do último domingo, 29, um incêndio em uma casa localizada na Rua Jorge Marques, no bairro Colina, em Mariana, terminou de forma trágica. O idoso Francisco, de 94 anos, que era acamado e fazia uso contínuo de oxigênio, foi socorrido com vida, mas não resistiu após ser encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
A ocorrência teve início por volta das 5h30, quando agentes da Guarda Civil Municipal faziam patrulhamento de rotina e foram abordados por um morador que alertou sobre fumaça saindo da residência. Dentro do imóvel estavam Francisco, sua esposa Ranil, de 85 anos, e o filho do casal, Paulo César, de 57.
Assim que chegaram ao local, os agentes identificaram as chamas se concentrando na sala e em outros cômodos da casa. Um dos guardas conseguiu acessar o quarto onde Francisco estava, com o apoio de vizinhos, e o retirou pela janela, usando uma manta para protegê-lo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou imediatamente o combate ao fogo, evitando que ele se propagasse para imóveis vizinhos.
“Ao chegarem, o senhor Francisco já estava sendo retirado da residência pela Guarda Municipal, que o conduziu diretamente ao hospital, já que ele havia inalado muita fumaça e fazia uso contínuo de oxigênio devido a problemas respiratórios pré-existentes”, informou o capitão Torres, do Corpo de Bombeiros.
Durante a varredura no imóvel, os bombeiros encontraram Ranil e Paulo César, que também foram resgatados e encaminhados para atendimento médico. Paulo apresentava um quadro mais delicado devido à inalação intensa de fumaça.
As três vítimas foram socorridas pelo SAMU e levadas para a UPA. Francisco teve a morte confirmada por volta das 7h. A esposa estava consciente e orientada no momento do atendimento, e Paulo seguiu em observação médica.
A origem do incêndio ainda será apurada pela Polícia Civil, mas há uma suspeita inicial sobre o que teria provocado as chamas. “É possível que o fogo tenha começado por um aquecedor que estava sobre o sofá. Ele acredita que esse pode ter sido o ponto de origem das chamas”, afirmou Torres.
A Defesa Civil deve realizar uma vistoria técnica no imóvel nesta segunda-feira, 30, já que a estrutura foi comprometida e há risco de desabamento. A área permanece isolada pela Guarda Civil, que orientou os familiares a não acessarem a residência até a conclusão da perícia.





