A princípio, a Mina Del Rey será o local para essa prática
Os vereadores de Mariana aprovaram um projeto de lei enviado pelo prefeito Celso Cota que oficializa o wheeling, popularmente conhecido como “grau”, como uma prática esportiva no município. O objetivo é difundir a cultura e incentivar a prática segura das manobras realizadas em motocicleta, considerando que a atividade atrai um grande número de praticantes, segundo o prefeito.
“O grau é uma atividade esportiva que vem ganhando muito espaço e reconhecimento em todo o Brasil. Aqui em Mariana, esse esporte cresce a cada ano, conquistando cada vez mais adeptos. Muitas vezes, esses treinamentos ocorrem em áreas inadequadas. É um esporte que exige cuidado, concentração e atenção. Vamos fazer do grau um esporte reconhecido, aplaudido e seguro em Mariana”, destacou Celso Cota.
De acordo com a Lei Nº 3.797, publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira,
01, a modalidade deve ser praticada em locais apropriados e licenciados pelo poder executivo, sejam eles públicos ou privados, além de respeitar as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Motociclismo. A princípio, a Mina Del Rey será o local para essa prática.
O "grau" é uma manobra realizada em motocicletas onde o piloto levanta a roda dianteira do solo e mantém a moto equilibrada apenas na roda traseira. Essa prática exige habilidade, controle e equilíbrio por parte do motociclista.
Para garantir a segurança na prática do grau, é essencial que os pilotos utilizem equipamentos de proteção adequados, como capacete, luvas, joelheiras e roupas reforçadas. Além disso, é fundamental realizar essas manobras em locais apropriados e legalmente permitidos, evitando vias públicas e áreas com tráfego intenso.