teste.jpg

Marianenses criticam programação de Natal por causa da pandemia

Atualizado: 11 de Dez de 2020

Feiras de artesanato e gastronomia e uma pista de patinação de gelo, estão inclusas na programação que se estenderá até o dia 31 de janeiro


Tanto a pista, quanto as feiras de artesanato e gastronomia, serão montadas na Praça da Sé | Gilson Freitas

Até o momento, o Brasil registra mais de 6,5 milhões casos de Covid-19. São mais de 170 mil mortes confirmadas. Em Mariana, município com um pouco mais de 60 mil habitantes, são mais de 2750 casos positivos e 24 óbitos. Apenas nas últimas 24h, foram registrados 29 novos casos de pessoas que testaram positivo.


Como em muitas cidades, os números crescem e a população se preocupa, principalmente com a irresponsabilidade de quem não segue as medidas de segurança, como o uso de máscara e o distanciamento social. Além disso, em Mariana, a população está preocupada com o evento natalino no centro da cidade. Nos últimos dias, foi veiculado um vídeo de divulgação do evento nas redes sociais, o que rendeu muitas críticas.


“Faltou sensatez. O momento é inoportuno para esse evento. Não é hora para isso”, comentou um internauta. Outro, citou como exemplo a situação causada pelo coronavírus em uma cidade vizinha. “Em Ponte Nova, o sistema de saúde está em colapso. Têm médicos de Ouro Preto vindo implorar para que as pessoas usem a máscara”, disse.



Eu sou totalmente contrário a isso. Entendo as razões do comércio, mas neste momento de instabilidade da doença no país, não podemos expor a população de Mariana e região ao risco de contrair a doença e suas consequências, mesmo com a aplicação de medidas de controle e prevenção a exposição ao Covid-19.


Segundo o diretor comercial da ACIAM (Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana), Amarildo Pereira, o projeto, que inclui a pista de patinação de gelo e feiras de artesanato e gastronomia, funcionará adotando as medidas de segurança estabelecidas pelo município. “Antes de discutirmos sobre o projeto, ele teve aprovação da Secretaria de Saúde do município e do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19. Inclusive, teremos uma cabine de desinfecção. Portanto, os cuidados serão prioridades”, afirmou.


A equipe do Portal Ângulo entrou em contato com o prefeito Duarte Júnior, para que ele se posicionasse diante as críticas. Porém, até o fechamento da matéria, não obtivemos retorno.


ATUALIZAÇÃO DA MATÉRIA - Na manhã desta quinta-feira, 10, o prefeito Duarte Júnior nos retornou. Segundo ele, a responsabilidade pela realização do evento é da CDL. "Quando nos solicitaram, Mariana ainda estava na onda verde e mesmo na onda amarela, isso não impede que esse evento ocorra. Porém, a realização desse evento é 100% responsabilidade da CDL", destacou.


SOBRE - O projeto Natal de Luz 2020: Feira de Diversão, Gastronomia e Artesanato é organizado pela ACIAM / CDL (Cube dos Diretores Lojstas) de Mariana e conta com o apoio financeiro da prefeitura de Mariana, que repassou quase R$ 700 mil, conforme consta no Diário Oficial do município. Sua inauguração está marcada para o dia 15 de dezembro, na Praça da Sé, onde permanecerá até o dia 31 de janeiro.


O projeto contará com uma pista de patinação de gelo, que, segundo a organização, será cobrado um valor que poderá chegar a R$15. O dinheiro arrecadado será doado integralmente às instituições de caridade cadastradas na prefeitura de Mariana. Além da pista, terá feiras de artesanato e gastronomia.


OPINIÃO DE ESPECIALISTA - Após as críticas manifestadas nas redes sociais, a equipe do Portal Ângulo entrou em contato com o Professor da UFOP e Médico Sanitarista e Epidemiologista, Márcio Galvão, para saber qual a sua opinião a respeito da realização de um evento como esse durante a pandemia.


Márcio, afirmou ser contra a realização do evento. “Eu passei o ano inteiro assessorando o Comitê de Saúde da Câmara de Vereadores de Mariana, em relação ao controle da pandemia por Covid-19. Juntamente com a UFOP e a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana, elaboramos um projeto de testagem sorológica em três etapas, sendo a sua última realizada no penúltimo final de semana. O projeto mostrou que há uma circulação importante de Covid-19 em meio a população de Mariana, predominantemente na zona urbana. Em função disso, acho que, mesmo diante de uma possível estabilidade epidemiológica, é temerário a realização de qualquer evento aberto, com a participação de crianças e da população como um todo. Eu sou totalmente contrário a isso. Entendo as razões do comércio, mas neste momento de instabilidade da doença no país, não podemos expor a população de Mariana e região ao risco de contrair a doença e suas consequências, mesmo com a aplicação de medidas de controle e prevenção a exposição ao Covid-19. Porém, a decisão da realização dos eventos natalinos em Mariana, deve ser tomada pelo Comitê Gestor das Ações contra a Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde de Mariana e pelo Ministério Público, caso consultado”, disse.


Criado a partir do desejo de colocar em prática um fazer jornalístico verdadeiro, o Ângulo é um portal de notícias focado na região de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. A história do veículo de comunicação se mescla com os anseios e missões de sua fundadora, que busca trazer novos ares para a mídia na cidade.

Aqui a missão é ser referência em notícia e se mostrar como um portal moderno, com visões amplas dos mais diversos lados das histórias e sujeitos.

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Mariana Viana