Programa oferece capacitações gratuitas aos jovens e pessoas com mais de 50 anos que estão há mais de dois anos fora do mercado de trabalho
Nesta quinta-feira, 17, o ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, apresentou aos prefeitos mineiros, o Programa de Prestação de Serviço Voluntário, que tem como objetivo inserir pessoas no mercado de trabalho.
** continua depois da publicidade **
O programa prevê capacitação gratuita no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para pessoas de 18 a 29 anos e aqueles de 50 anos que estejam fora do mercado de trabalho há mais de dois anos.
Por meio de convênio, as pessoas serão contratadas por prefeituras em todo o país, com uma carga horária semanal máxima de 22 horas de trabalho. "Durante um turno, a remuneração é compatível com, no mínimo, meio salário mínimo. No outro turno a responsabilidade da prefeitura é a qualificação das pessoas. Elas têm que fazer, pelo menos, um curso por semestre, mas nada impede que elas façam dois, quatro, seis, oito ou quantos elas desejarem", explicou o ministro.
** continua depois da publicidade **
Onyx destacou que o objetivo é criar uma "rampa de acesso da informalidade, onde tem quase 40 milhões de brasileiros, para o mundo formal". De acordo com ele, a meta do governo federal é que 500 mil pessoas sejam contempladas pela iniciativa em 2022.