Moradores de Cachoeira do Brumado reclamam de esgoto a céu aberto

Além do mau cheiro, a quantidade de ratos e mosquitos preocupa quem mora próximo


Além de estar bem próximo as casas dos moradores, o esgoto passa nos fundos de uma escola | Portal Ângulo

Os moradores da Rua Santo Antônio e da Vila Nova, em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, estão incomodados com um esgoto a céu aberto próximo às suas casas, localizado, também, nos fundos da Escola Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira. Além do mau cheiro, a quantidade de ratos e mosquitos preocupa.

Segundo os moradores, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Mariana, foi acionado várias vezes e nenhuma providência foi tomada. “Esse esgoto a céu aberto é um problema de muitos anos. Já entrei em contato com o SAAE muitas vezes e eles nunca conseguiram resolver o problema de fato. É impossível conviver com essa situação. Saneamento básico é um direito para a população”, disse Liliene Ulhôa de Freitas, que também nos informou que o poder público havia se comprometido a construir uma galeria. “Quando foram feitas as casas populares na Vila Nova, nos apresentaram um projeto da construção de uma galeria para receber o esgoto que é captado da Rua Santo Antônio, Rua Santa Cruz e das casas populares. Falaram até de fazer uma rua futuramente. Até agora nada”.



“Esse esgoto a céu aberto é um problema de muitos anos. Já entrei em contato com o SAAE muitas vezes e eles nunca conseguiram resolver o problema de fato. É impossível conviver com essa situação. Saneamento básico é um direito para a população”.


De acordo com os moradores, a situação se complicou com as fortes chuvas que afetaram o distrito em fevereiro deste ano. “Uma parte do esgoto já era exposta. Com o volume de água da chuva, a rede estourou e afetou outros moradores, no caso, a gente. Desde então, procuramos o SAAE, que até vieram aqui para avaliar a situação, porém, não resolveram”, afirmou Thalia Aparecida Gonçalves.


Entramos em contato com o SAAE, que nos informou que sua equipe esteve no local e identificou a rede. Segundo sua assessoria, a escala de servidores está reduzida, por causa da pandemia, mas garantiram que a troca da tubulação será feita em até quinze dias.


Criado a partir do desejo de colocar em prática um fazer jornalístico verdadeiro, o Ângulo é um portal de notícias focado na região de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. A história do veículo de comunicação se mescla com os anseios e missões de sua fundadora, que busca trazer novos ares para a mídia na cidade.

Aqui a missão é ser referência em notícia e se mostrar como um portal moderno, com visões amplas dos mais diversos lados das histórias e sujeitos.

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Mariana Viana