teste.jpg
  • Eliene

Moradores de Mariana, Ouro Preto e região podem se inscrever para cursos oferecidos pela Samarco

São 90 vagas para os cursos de técnico de eletrotécnica, mecânica industrial e aprendiz de construção civil (carpinteiro e armador)


As aulas para todos os cursos serão realizadas presencialmente no Senai de Mariana | Portal Ângulo

Em parceria com o Senai, a Samarco, por meio do programa Força Local, está oferecendo cursos de técnico de eletrotécnica, mecânica industrial e aprendiz de construção civil (carpinteiro e armador). Ao todo são 90 vagas para moradores de Mariana, Ouro Preto e região. Para se inscrever é necessário acessar o site Vagas.com até o dia 24 de agosto.



** continua depois da publicidade **


Para a modalidade de técnico de eletrotécnica é necessário que o candidato tenha ensino médio completo. Para o curso de mecânico industrial é exigido o ensino fundamental completo. Já para o curso de aprendiz de construção civil, o candidato deve estar cursando o ensino fundamental. Para todos eles, é necessário idade mínima de 18 anos.

As aulas para todos os cursos serão realizadas presencialmente, das 18h30 às 22h30, no Senai de Mariana, localizado na Rodovia do Contorno, s/n, Colina.

A seleção para os cursos de técnico de eletrotécnica e mecânica industrial será dividida em cinco etapas, sendo:

  • Etapa 1: Cadastro na vaga

  • Etapa 2: Teste on-line

  • Etapa 3: Entrevista on-line

  • Etapa 4: Avaliação psicológica on-line

  • Etapa 5: Matrícula na instituição de ensino


** continua depois da publicidade **



Já a seleção para o curso de aprendiz de construção civil (carpinteiro e armador), serão quatro etapas:

  • Etapa 1: Entrevista individual on-line

  • Etapa 2: Avaliação psicológica on-line

  • Etapa 3: Exame médico

  • Etapa 4: Matrícula / admissão

A capacitação tem como objetivo qualificar as pessoas das comunidades e territórios que recebem a Samarco, promovendo o desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos técnicos desses profissionais.

Confira detalhes de cada curso!

Técnico Eletrotécnica


40 vagas para moradores de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas, Santa Bárbara e Antônio Pereira. Os aprovados vão aprender a instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e ambientais. A previsão de início do curso é para outubro deste ano.

Aprendiz Construção Civil (carpinteiro e Armador)


30 vagas para moradores de de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas, Santa Bárbara e Antônio Pereira. Os aprovados vão aprender a executar serviços de manutenção planejada e não planejada em máquinas e equipamentos industriais, atendendo a normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. A previsão de início do curso é para setembro deste ano.




** continua depois da publicidade **


Mecânico Industrial


20 vagas para moradores de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara. Os aprovados vão aprender a realizar etapas dos processos construtivos relativos à alvenaria, concretagem, vedações verticais e horizontais, revestimentos de argamassa, componentes de revestimentos cerâmicos e pedras ornamentais, observando normas técnicas, de qualidade e segurança no trabalho e meio ambiente. Para essa modalidade haverá bolsa-auxílio.