top of page

No ano de seu 60º aniversário, Escola Dona Reparata ainda espera pela conclusão da reforma

  • Foto do escritor: Eliene Santos
    Eliene Santos
  • 20 de jan.
  • 4 min de leitura

Há cinco anos, a escola opera de forma improvisada em espaços temporários


Paulo Henrique
Paulo Henrique


No ano em que a Escola Estadual Dona Reparata, em Cachoeira do Brumado, chega ao marco de 60 anos de história, a comunidade local enfrenta um misto de frustração e indignação. Em vez de celebrar as conquistas de uma instituição que já foi referência no ensino, moradores, pais e alunos se veem diante de um cenário de incertezas e desafios. Há cinco anos, a escola opera de forma improvisada em espaços temporários, enquanto a obra de reforma do prédio original segue sem conclusão.


Para Janete Magalhães Borges Oliveira, ex-professora e ex-aluna da escola, o impacto dessa situação é devastador. “A Reparata sempre foi um espaço de acolhimento e aprendizado. Trabalhei lá por 25 anos, e foram os melhores momentos da minha carreira. Éramos uma equipe comprometida com a educação, e os alunos tinham sede de conhecimento. Hoje, vejo muitos deles realizados e me orgulho disso. Mas o que está acontecendo agora é inadmissível. Estamos há cinco anos enfrentando desafios que não deveriam existir. É um descaso do poder público”, desabafou.


Janete também destacou o impacto direto na qualidade do ensino proporcionado pelos espaços provisórios. Como mãe de um aluno da escola, ela observa de perto os prejuízos causados pela ausência de uma estrutura adequada. “Os alunos estão sem biblioteca, sala de informática ou qualquer espaço para atividades coletivas. Os prejuízos para nossa comunidade escolar são incalculáveis”, destacou.


Diulia Miranda Martins, mãe do aluno Samuel, que está no oitavo ano, compartilha da mesma indignação. Ela ressalta a falta de transparência da gestão escolar e os desafios enfrentados pelos pais para obter informações sobre o andamento das obras. “Só soubemos da reforma porque pedimos uma reunião. Disseram que faltava apenas tinta para concluir, mas, até hoje, não tivemos um retorno definitivo. É revoltante ver nossos filhos começarem mais um ano letivo em espaços provisórios que não oferecem condições adequadas para aprender”, afirmou.


André de Freitas Machado, pai de um estudante e membro do colegiado escolar, acompanha as obras desde o início e aponta os problemas enfrentados ao longo do processo. “Já estamos há anos lutando por essa reforma. Foram muitas dificuldades para conseguir uma empresa que aceitasse o valor estabelecido na licitação. A empresa atual começou, mas não consegue cumprir os prazos. Tudo atrasa, e isso nos deixa sem perspectiva de quando as obras vão, de fato, terminar.”


A situação dos espaços provisórios também preocupa André. “Esses locais não oferecem segurança ou um ambiente de escola. Os alunos estudam em um salão paroquial, onde frequentemente as aulas são interrompidas por eventos externos, como velórios. No Cafundão, as condições são ainda piores, com salas abafadas e insalubres. Isso não pode continuar. Estamos mobilizados e prontos para ir às ruas, se necessário, para garantir que nossos filhos tenham o direito de estudar em um local digno.”


Em busca de esclarecimentos, a reportagem entrou em contato com o diretor da escola, Elizio Nunes, que informou não ter autorização para responder diretamente às questões e orientou que a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ouro Preto ou a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) fossem procuradas.


Por meio de nota, a SEE/MG informou que as obras de reforma da Escola Estadual Dona Reparata estão 73% concluídas e que a nova previsão de entrega é para o final do primeiro semestre de 2025. “Devido às dificuldades logísticas decorrentes da localização do distrito de Cachoeira do Brumado, o prazo para conclusão das obras está previsto para o final do primeiro semestre de 2025. A prioridade da Secretaria é garantir um ambiente seguro e adequado para os estudantes durante esse período transitório, com o compromisso de finalizar as obras o mais breve possível”, informou. A demora contrasta com a expectativa gerada no início de 2024, quando a mesma Secretaria, em resposta a questionamentos da reportagem, afirmou que as obras seriam concluídas até maio daquele ano.


Questionada sobre a escolha dos espaços provisórios para o início do ano letivo, a SEE/MG informou que as aulas serão realizadas em locais temporários aprovados previamente pelo colegiado escolar. Segundo a Secretaria, esses espaços foram adaptados para atender às necessidades pedagógicas e estruturais dos estudantes, garantindo o cumprimento integral da carga horária e dos dias letivos previstos em lei. “Entre os espaços utilizados, está o salão da igreja da comunidade, que passou por adequações para assegurar o cumprimento da carga horária e dos dias letivos exigidos por lei”, disse.


Para a comunidade de Cachoeira do Brumado, a espera pela conclusão das obras é angustiante. A cada novo ano letivo, a expectativa se mistura à frustração de ver a escola que já foi referência em Minas Gerais perder seu brilho. “A Reparata desenvolveu projetos pioneiros, muito além do seu tempo,como a rádio e TV escola Avelar. Ela sempre se  destacou pela qualidade do ensino e os resultados obtidos. Sinto-me triste e indignada com tanto descaso do poder público. Queremos a Reparata de portas abertas no início de 2025”, finalizou Janete.

Sem Título-7.png

O portal Ângulo foi fundado no dia 20 de junho de 2020, tendo como sede a cidade de Mariana, Minas Gerais. Criado a partir do desejo de colocar em prática um fazer jornalístico verdadeiro, o Ângulo é um site de notícias que produz, além de releases de abrangência estadual, nacional e internacional, principalmente conteúdo sobre as cidades de Mariana, Ouro Preto e Itabirito

A missão do portal é ser referência em notícia e se mostrar como um site moderno, com visões amplas dos mais diversos lados das histórias e sujeitos. É por esse motivo, que a equipe da redação utiliza uma linguagem simples e acessível para que todos possam se informar de maneira precisa.

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Mariana Viana

bottom of page