top of page
Foto do escritorEliene Santos

O Brasil atinge marca de 100 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19

O país é o 4º com mais pessoas que receberam as duas doses ou dose única da vacina, mas está atrás de diversos vizinhos latino-americanos as doses aplicadas por habitante


70% da população brasileira já recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19 | Banco de Imagens


O Brasil atingiu, nessa quarta-feira, 13, a marca de 100 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19, segundo o balanço do consórcio de veículos de imprensa. Com esse marco, o país ocupa o 4º lugar no mundo entre os que mais completaram a vacinação, em números absolutos, segundo a plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford.




** continua depois da publicidade **



No entanto, segundo o ranking proporcional dos países que aplicaram mais doses por habitante, o Brasil ocupa a 60ª posição, com 116 doses aplicadas a cada 100 habitantes. Em termos relativos, estamos atrás de diversos países latino-americanos, como Cuba (203), Uruguai (184), Chile (173), El Salvador (123), Panamá (120), Equador (118) e Argentina (118). Quando atingiu a marca de 500 mil mortes por Covid-19, em junho, o Brasil era o 67º no ranking da vacinação proporcional, um patamar similar ao de Argentina e El Salvador e, também, Tuvalu e Guiana, na época.

Com o avanço da imunização, o Brasil tem 70% da população vacinada com ao menos uma dose e 47% totalmente imunizada. E, apesar de ainda ser o país com mais mortes por Covid-19 do mundo em 2021, o Brasil tem visto a média diária de óbitos despencar, de 3,1 mil, em abril, no pico da segunda onda, para menos de 500, atualmente.




** continua depois da publicidade **



A taxa de transmissão (Rt) do coronavírus no Brasil alcançou, nesta semana, o menor índice desde abril de 2020, quando começou a ser medida: 0,60, segundo o Imperial College de Londres. Na prática, isso quer dizer que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 60. O "ritmo de contágio" é um número que traduz o potencial de propagação de uma doença.

Em setembro, 58% das cidades brasileiras não registraram nenhuma morte por Covid-19 (o melhor índice desde maio de 2020).


bottom of page