top of page
  • Foto do escritorEliene Santos

Ouro Preto: após descoberta arqueológica, IPHAN embarga obras

Atualizado: 1 de nov. de 2023

A intervenção da via é uma das medidas compensatórias efetuadas pela Samarco após o retorno das atividades minerárias


Reprodução | Diário de Ouro Preto

Na última semana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) embargou as obras na Estrada da Purificação, uma via de cerca de 8 quilômetros que liga Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, à cidade. Segundo o jornal Diário de Ouro Preto, o IPHAN informou que as obras foram suspensas devido à identificação de bens arqueológicos na área.


O Instituto também solicitou a apresentação de um projeto de pesquisa arqueológica que contemple metodologias relacionadas ao monitoramento, prospecção e resgate arqueológico. “O posicionamento técnico visa à proteção do patrimônio arqueológico, em respeito à legislação vigente e, principalmente, dar celeridade aos procedimentos relacionados às pesquisas arqueológicas na obra em questão, bem como garantir a realização dos métodos adequados à preservação do patrimônio”, diz.




O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, se manifestou pelas redes sociais e definiu o embargo como uma medida arbitrária do IPHAN. “O Iphan embargou essa obra já com, praticamente, 90% concluída. Nós estamos reagindo contra essa medida arbitrária do IPHAN. Em breve estaremos inaugurando, agora no mês de novembro, a Estrada da Purificação”, disse.

O início das obras na Estrada da Purificação foi celebrado em uma cerimônia que aconteceu em maio de 2022. A intervenção da via é uma das medidas compensatórias efetuadas pela Samarco após o retorno das atividades minerárias, em dezembro de 2020. "A pavimentação da estrada da Purificação é uma condicionante ambiental da Samarco e a conclusão dessa obra vai resultar em benefícios para os municípios de Mariana e Ouro Preto, especialmente para a comunidade de Antônio Pereira", disse, em nota, a Samarco.


A mineradora também informou que a obra encontra-se em fase final e que a empresa possui todas as licenças ambientais para execução.

Comments


bottom of page