top of page
Foto do escritorEliene Santos

Ouro Preto: muro de igreja de São Francisco de Assis é reconstruído após acidente

Carro bateu no muro no dia 9 de maio e destruiu mais de três metros da estrutura 


Reprodução | Internet

A Prefeitura de Ouro Preto concluiu as obras de reparo do muro da Igreja de São Francisco de Assis, que havia sido danificado em um acidente no dia 9 de maio. Na ocasião, um veículo colidiu com a estrutura, destruindo mais de três metros do muro.


O acidente foi registrado por uma câmera do Centro de Controle Operacional (CCO). As imagens mostram o momento em que o carro invadiu a contramão e bateu no muro. De acordo com informações da Guarda Municipal, o veículo estava em alta velocidade antes da colisão. Três pessoas estavam no carro: duas ficaram feridas e foram levadas para a unidade de pronto atendimento. O motorista fugiu do local, mas foi identificado posteriormente.


Por se tratar de uma estrutura tombada, a reconstrução do muro exigiu autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Igreja de São Francisco de Assis, construída entre 1765 e 1810, é um dos primeiros bens tombados individualmente em Ouro Preto, desde 1938. Em 2009, foi eleita uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, destacando-se pelo legado da expansão portuguesa.


A igreja, com projeto e elementos decorativos assinados por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é um dos pontos turísticos mais visitados de Ouro Preto. Sua reconstrução preserva não apenas uma importante obra arquitetônica, mas também um símbolo do patrimônio cultural e histórico da cidade.

Commentaires


bottom of page