top of page

Ouro Preto recebe exposição virtual sobre a vida e a obra de Aleijadinho a partir deste sábado, 11

A mostra é gratuita e acontece de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, até o dia 10 de dezembro


Divulgação

A partir deste sábado, 11, a exposição “Aleijadinho Virtual - O primeiro artista brasileiro” estará em Ouro Preto, no Museu da Inconfidência. A mostra vai reunir, de forma inédita, a vida e as principais obras do maior mestre do barroco-rococó das Américas. Um dos objetivos da exposição, que acontece de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, até o dia 10 de dezembro e de forma gratuita, é contribuir para a preservação do patrimônio do artista, criando um registro digital de alta definição de suas obras mais importantes.


A mostra é composta por duas partes: uma experiência interativa em realidade virtual e uma exposição de obras do artista em realidade aumentada. Na experiência em realidade virtual os visitantes poderão colocar os óculos para serem transportados para um encontro virtual com Aleijadinho em meio as suas obras mais famosas em Ouro Preto e Congonhas. Eles poderão se movimentar dentro da experiência, interagir com objetos e até mesmo esculpir um dos 12 Profetas de Aleijadinho enquanto o Mestre os guia no ofício.


Já a exposição em realidade aumentada vai mostrar dezenas de obras de Aleijadinho digitalmente em 3D. Usando a câmera de seus próprios celulares, o público poderá ver as obras como hologramas em alta definição presentes no espaço físico da exposição. Entre as obras estão Cristo com Cruz às Costas, o altar da Igreja de São Francisco e os 12 Profetas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.


A mostra é realizada pelo Studio KwO XR e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura.

Коментарі


bottom of page