top of page

Passageiros enfrentam ônibus superlotados e aglomeração em meio a pandemia

Moradores estão preocupados com o grande número de pessoas dentro do transporte público




Desde o início da pandemia, a população marianense que depende do transporte público tem enfrentado grandes desafios, sendo o principal deles as aglomerações dentro do coletivo, principalmente nas linhas que atendem os distritos. A superlotação, que já era comum antes mesmo da chegada do coronavírus na cidade, não mudou mesmo com o Decreto publicado pelo município, que determina que as empresas de transporte coletivo intramunicipal limite a lotação nos ônibus, devendo conter, apenas, passageiros sentados.



“A gente quase não sai de casa e quando sai é por extrema necessidade. Aí, você que não tem outro meio de transporte a não ser o público, se depara com essa situação: um ônibus lotado em meio a uma pandemia. O medo de pegar o virus aqui e levar para dentro de casa é enorme. Tenho filhos e temo por eles”.


Um vídeo enviado por uma moradora de Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, evidencia que a empresa Transcotta, responsável pelo transporte público na cidade, não está adotando as medidas de segurança estabelecidas pela prefeitura. As imagens mostram superlotação no coletivo que atendia o distrito, no horário das 12h, e preocupou os usuários. “A gente quase não sai de casa e quando sai é por extrema necessidade. Aí, você que não tem outro meio de transporte a não ser o público, se depara com essa situação: um ônibus lotado em meio a uma pandemia. O medo de pegar o virus aqui e levar para dentro de casa é enorme. Tenho filhos e temo por eles”, disse Euzilene Cristina dos Santos.


Após receber o vídeo, entramos em contato com a prefeitura para saber se as fiscalizações estavam sendo feitas. De acordo o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Eliabe Freitas, são coletados dados referentes a movimentação de passageiros de cada linha semanalmente.


A respeito da linha de Cachoeira do Brumado, que estava com um grande número de passageiros, no horário das 12h, Eliabe informou que o mesmo ônibus atendia o distrito de Padre Viegas. Diante disso, segundo ele, medidas foram tomadas. “O Departamento notificou a empresa a retornar com o atendimento da linha de Padre Viegas, de segunda a sexta-feira, para evitar o compartilhamento de linhas, o que garantirá maior conforto e segurança para os usuários”, disse. A retomada da linha de Padre Viegas, às 12h, será na segunda-feira, dia 27.


O PERIGO NO ÔNIBUS - De acordo com pesquisas, os ônibus são espaços com alto risco de transmissão do novo coronavírus por serem ambientes fechados, com pouca ventilação e presença de ar-condicionado. Além disso, existe a dificuldade de manter um distanciamento mínimo de um metro entre uma pessoa e outra.


bottom of page