top of page

Pedido de resgate de dinheiro 'esquecido' em bancos começa na segunda-feira, 07

As consultas e pedidos de resgate serão liberados apenas para as pessoas nascidas antes de 1968 e para as empresas criadas antes deste mesmo ano entre os dias 7 e 14 de março


Serão R$4 bilhões pagos para 28 milhões de clientes | Banco de Imagens

Os brasileiros com algum dinheiro esquecido nos bancos vão poder conferir o valor dos recursos e pedir o resgate a partir de segunda-feira, 07. Serão R$4 bilhões pagos para 28 milhões de clientes, sendo 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas, segundo o Banco Central.

Entre os dias 7 e 14 de março, as consultas e pedidos de resgate serão liberados apenas para as pessoas nascidas antes de 1968 e para as empresas criadas antes deste mesmo ano. Para os demais, os recursos serão liberados nas semanas seguintes.




** continua depois da publicidade **


Segundo o Banco Central, até sexta-feira, 25, mais de 116 milhões de pessoas físicas e empresas tinham feito consultas no sistema para saber se tinham algum dinheiro esquecido. Desse total, 25,9 milhões de contas de pessoas físicas e 253 mil contas de pessoas jurídicas tinham alguma quantia a receber. Outros 90,6 milhões não tinham saldo.


Resgates e consultas


As consultas de valores e pedidos de resgate devem ser feitos seguindo o calendário abaixo, que considera a data de nascimento do cliente ou de criação da empresa.

Data de nascimento ou criação da empresaData de consulta e resgateData de repescagemAntes de 19687 a 11 de março12 de marçoEntre 1968 e 198314 a 18 de março19 de marçoApós 198321 a 25 de março26 de março

Veja o passo a passo para consultar o valor e pedir o resgate:




** continua depois da publicidade **


  1. Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados.

  2. Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).

  3. Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade.

  4. Consultar: a) o valor a receber; b) a instituição que deve devolver o valor; c) a origem (tipo) do valor a receber; d) informações adicionais, quando for o caso.

  1. Clicar na opção que o sistema indicar: a) " Solicitar por aqui " - significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis:

  • Selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais.

  • Guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.

b) " Solicitar via instituição" - significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis:

  • Entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.

Para consultar os canais de atendimento da instituição, é preciso clicar no nome da mesma na tela de informações dos valores a receber.



** continua depois da publicidade **



A consulta inicial poderá ser feita a qualquer momento. Caso o cliente não acesse novamente na data e período informado, terá que voltar no sábado da repescagem, das 4h às 00h, de acordo com o calendário. Quem perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março deste ano.


bottom of page