teste.jpg
  • Eliene

Pesquisa aponta torcida do Cruzeiro como a maior de Minas Gerais

De duas mil pessoas entrevistadas, entre homens e mulheres, 541 responderam que torcem para o time celeste


Na pesquisa feita em julho de 2021, o Cruzeiro também tinha a maior torcida | Divulgação


Uma nova pesquisa feita pelo Instituto DataTempo, entre os dias 15 e 20 de julho de 2022, aponta que a torcida do Cruzeiro continua sendo a maior de Minas Gerais. Além disso, o time celeste tem mais torcida que o Atlético em todas as regiões do estado.


De acordo com a pesquisa, foram realizadas duas mil entrevistas domiciliares, sendo 1.040 mulheres e 960 homens. No total, 541 pessoas ouvidas responderam que torcem pelo Cruzeiro, o que equivale a 27% dos entrevistados, cerca de oito pontos percentuais de diferença em relação ao Atlético, que reúne 19,8% dos torcedores entrevistados, ou seja 396 pessoas. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais.




** continua depois da publicidade **



O terceiro clube mineiro que aparece na lista é o do América, com 0,9% de torcedores. O Coelho é o décimo na lista levando em conta aqueles que não torcem para qualquer clube, e o nono, considerando apenas os clubes citados.


Entre o Atlético, segundo, e o América, nono, estão Flamengo, com 8,2%, Corinthians com 4,9%, Palmeiras com 2,3%, São Paulo, com 2%, e Vasco, com 1,3%. Empatado com o Coelho está o Botafogo, também com 0,9% e praticamente empatados no número bruto, pois 19 entrevistados afirmaram torcer para o América, enquanto 18 são botafoguenses.


Apesar de estarmos em um ano de Copa do Mundo e a poucos meses do início do Mundial do Catar, aqueles que torcem só pela seleção brasileira formam um grupo muito pequeno, de apenas 0,2% de torcedores ouvidos pela pesquisa. Entre os clubes citados, mas com percentual ainda menor, estão o Internacional e Grêmio e os representantes do interior do estado: Uberlândia e URT, de Patos de Minas, e Valério, de Itabira.


Em 2021, na pesquisa feita em julho, o Cruzeiro também tinha a maior torcida, com 28,2% dos entrevistados, enquanto o Atlético possuía 19,5% e o América, 1,1%.




** continua depois da publicidade **



Há pouco mais de um ano, a pesquisa mostrou que o clube estrelado tem mais torcedores em quase todas as regiões do estado, exceto no Sul e no Sudoeste, onde o Atlético domina. Para essa pesquisa, 1.300 pessoas foram entrevistadas.


Em setembro, dois meses depois, o DataTempo ouviu 2.025 pessoas na primeira pesquisa de âmbito nacional, quando foi mostrado que o Cruzeiro tem a sexta maior torcida do Brasil, duas posições acima do Atlético. Enquanto 2,5% dos entrevistados disseram torcer pelo Galo, 3,1% se declararam fãs da Raposa. Vale lembrar que a diferença entre os dois rivais estava dentro da margem de erro, que é de 2,18 pontos percentuais.


Entre os dois estava o Grêmio, com 2,8%. De acordo com a pesquisa DataTempo de setembro do ano passado, o líder nacional de torcidas é o Flamengo, com 16,3% dos fãs, seguido por Corinthians, com 9%, São Paulo, com 5,2%, Palmeiras, com 5%, e Vasco, com 3,3%.


Já em outubro, uma nova pesquisa foi feita. Os resultados mostraram a preferência de 26,51% dos entrevistados pelo Cruzeiro, contra 19,97% do Atlético e de outros 2,72% para o América. O Galo, porém, levou vantagem na região metropolitana e na capital.



** publicidade **