O evento, que chegaria em sua 13ª edição, estava programado para acontecer entre setembro e outubro
No fim da tarde da última sexta-feira, 15, o Circovolante, responsável pela realização do Encontro Internacional de Palhaços, em Mariana, divulgou um vídeo nas redes sociais informando que o evento não acontecerá neste ano. Segundo João Pinheiro, um dos organizadores, a principal razão para essa decisão é a escassez de recursos financeiros. "O encontro tem crescido significativamente, e a cada ano enfrentamos desafios cada vez maiores para angariar os fundos necessários".
** continua depois da publicidade **
João informou que essa decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura de Mariana, uma das apoiadoras do evento, que contribuiria com cerca de 40% do valor necessário, incluindo a estrutura essencial para a realização do encontro. Pelas redes sociais, a prefeitura reforçou esse apoio. “Em nenhum momento faltou apoio para a realização do 13º Encontro Internacional de Palhaço. A prefeitura é parceira do evento desde a sua primeira edição e garantiu o repasse dos recursos do município desde o primeiro momento”, informou.
João também destacou que a prefeitura estava contribuindo pela busca de captação de patrocínio da iniciativa privada. “Chegamos a fazer algumas articulações com a secretaria de cultura para tentar levantar esse recurso via iniciativa privada, com empresas da região, principalmente mineradoras, mas essas articulações não surtiram o efeito que imaginávamos”, comenta.
Para o futuro, João acredita que é essencial estabelecer um diálogo contínuo com o poder público e a iniciativa privada para planejar os próximos anos e garantir o financiamento básico para a realização do evento. Além disso, ele destaca a importância de estabelecer regras mais claras em relação ao patrocínio por parte das grandes empresas da região, o que poderia abrir portas para novos recursos e parcerias.
** continua depois da publicidade **
Repercussão
O vídeo publicado nas redes sociais do Circovolante gerou repercussão. Os comentários destacavam a tristeza de quem aguardava ansioso por um evento que se tornou tradição em Mariana. “Esse encontro faz parte da minha vida. Mesmo ansiosa pelo próximo, não deu para ficar feliz. Não é somente um encontro de palhaços, é um encontro de amor, de alegria, de reencontrar com amigos que amamos”, comentou uma internauta.
João também destacou seu sentimento de tristeza e destacou o seu desejo para o próximo ano. “Estamos frustrados, pois é uma história de anos, e que não é apenas nossa. O Encontro de Palhaços é da cidade e acreditamos que todos precisam abraçá-lo. Esperamos que em 2024 ele aconteça e seja melhor e maior”, destaca.
** publicidade **