top of page
Foto do escritorEliene Santos

Prefeitura de Mariana decreta estado de emergência por conta das queimadas

A medida é válida por um período de 60 dias


Reprodução | Rede Social

Nesta segunda-feira, 02, a prefeitura de Mariana decretou estado de emergência no município, válido por um período de 60 dias, em resposta ao aumento significativo de incêndios na região. A medida visa intensificar ações de combate e prevenção, bem como proteger a saúde e a segurança da população.


A decisão da prefeitura considera vários fatores, entre eles o prolongado período de estiagem que Mariana enfrenta, já superior a 120 dias, o que contribui para o esgotamento dos mananciais e aumenta o risco de incêndios florestais e urbanos. Além disso, os incêndios têm assolado diversas regiões do Brasil, especialmente Minas Gerais, gerando graves consequências para a saúde pública e o abastecimento de água. A vasta área territorial de Mariana, com aproximadamente 1.194 km² e mais de 3.000 km de estradas vicinais, também dificulta as operações de combate ao fogo.


O decreto autoriza ainda o executivo a adiar eventos ou atividades que possam gerar grandes aglomerações, evitando riscos adicionais à segurança pública. Essa decisão é motivada pela necessidade de mobilizar as forças de segurança do município para o enfrentamento aos incêndios, pelo aumento da demanda nos postos de saúde devido a doenças respiratórias causadas pela fumaça e pelo agravamento do abastecimento de água, que já enfrenta dificuldades devido ao longo período de estiagem e aos danos causados pelas queimadas.


O documento também define algumas medidas emergenciais, como a mobilização dos órgãos municipais, que estão autorizados a continuar atuando sob a coordenação da subsecretaria de Defesa Civil, com foco em responder ao desastre, reabilitar o cenário e iniciar a reconstrução com as medidas necessárias. Além disso, haverá uma intensificação das campanhas educativas voltadas à população, destacando os riscos dos incêndios, as medidas de prevenção e os procedimentos a serem adotados em situações de emergência.

Comments


bottom of page