A ação dos militares aconteceu depois que eles receberam uma denúncia
Na noite da última quinta-feira, 06, a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que havia uma retroescavadeira próximo à linha do trem de uma empresa de logística, em São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito. A fonte também havia informado que viu dois homens saindo de um matagal em direção à máquina.
Ao chegarem ao local indicado, os policiais avistaram uma retroescavadeira em pleno funcionamento ao lado da linha férrea. A viatura retornou à estrada principal e, pouco tempo depois, um caminhão se aproximou da equipe policial. Foi dada ordem de parada para abordagem, mas o motorista não obedeceu e fugiu em direção a Itabirito. Houve uma perseguição ao caminhão Volvo VM 270, que resultou na abordagem do motorista, um jovem de 21 anos. Logo em seguida, próximo dali, outro motorista, de 35 anos, que conduzia um caminhão VW 16.220, também foi abordado. Além disso, os policiais encontraram um caminhão VW 24.280 carregado com material utilizado na linha férrea, porém, o motorista não estava presente.
** continua depois da publicidade **
Posteriormente, uma retroescavadeira CATTERPILAR 416E foi encontrada com dois ocupantes: o motorista, de 52 anos, e um passageiro, de 36 anos. De acordo com o passageiro, a máquina havia sido contratada para carregar minério furtado e os outros três caminhões seriam responsáveis pelo transporte do produto do roubo.
Durante as investigações, a polícia recebeu informações de que havia um trem parado e que o maquinista relatou ter avistado três indivíduos armados nas proximidades. Um vigia que se encontrava no local em um veículo Hyundai HB20 correu em direção à cabine do trem, pois esses indivíduos haviam efetuado um disparo em direção ao veículo.
As equipes policiais se deslocaram até onde o maquinista e o vigia estavam e, no caminho, encontraram o Hyundai HB20, que apresentava marcas de tiros na coluna do parabrisa, do lado do motorista. Durante o trajeto para o pátio, os policiais se depararam com um motorista de reboque, que informou ter encontrado uma caminhonete S10 branca e um Fiat Argo preto próximo à ponte do Ribeirão do Eixo, próximo à BR 040.
Os policiais entraram em contato com a equipe de segurança da linha férrea, que informou que os dois veículos haviam sido roubados por quatro indivíduos. Segundo o sistema de monitoramento por GPS, eles foram abandonados próximo ao pedágio da BR 040. No local indicado, os policiais solicitaram o guincho, que rebocou os dois veículos até um pátio credenciado.
** continua depois da publicidade **
Os quatro indivíduos responsáveis foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Plantão, enquanto os três caminhões e a retroescavadeira foram apreendidos e rebocados.
Comments