• Eliene

Santuário de Nossa Senhora da Conceição, de Ouro Preto, será entregue nesta sexta-feira

A inauguração do templo acontece no dia da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que tem seus restos mortais depositados no Santuário


Capela mor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias | Ane Souz

Um dos mais belos exemplares do barroco mineiro, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias será entregue nesta sexta-feira, 18, à comunidade de Ouro Preto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A inauguração do templo acontece no dia da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que tem seus restos mortais depositados no Santuário.




** continua depois da publicidade **


As obras foram iniciadas em 2014 e receberam um investimento de cerca de R$8 milhões, valor custeado pelo Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC), do governo federal. A primeira etapa abrangeu a restauração arquitetônica, a troca das instalações elétricas e a execução de todo sistema de prevenção e combate à incêndio. Já a segunda etapa foi a restauração dos elementos artísticos, um trabalho minucioso em todos os elementos integrados à igreja, o que ocasionou o fechamento do templo por anos

Uma equipe de mais de 30 técnicos do Iphan, como restauradores, conservadores, historiadores e engenheiros, participaram dos trabalhos de recuperação daquela que é considerada por especialistas como o clássico que resume a obra de Aleijadinho.




** continua depois da publicidade **



A cerimônia oficial de entrega da restauração completa do Santuário será às 11h e contará com a presença de autoridades, dos membros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e da comunidade. Posteriormente, a partir do dia 24 de novembro, o templo será aberto para visitações e celebrações das missas.