top of page

“Situação é preocupante”, afirma Defesa Civil sobre o Morro da Forca, em Ouro Preto

Desde cedo, a Defesa Civil Municipal, juntamente com a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar, monitoram o Morro da Forca após parte dele começar a deslizar



Vídeo divulgado mais cedo nas redes sociais mostram a situação do Morro da Forca




Após sobrevoos de drone, Charles Murta, geólogo da Defesa Civil, constatou que a situação do Morro da Forca, em Ouro Preto é preocupante. “Fizemos uma análise prévia da situação, que é realmente preocupante e complicada e que justifica a interdição completa da via, inclusive, da avenida Vitorino Dias e Pacífico Homem, porque uma grande placa se desprendeu e se encontra apoiada em uma porção instável da encosta”, explicou à Rádio Itatiaia.




** continua depois da publicidade **



Desde cedo, a Defesa Civil Municipal, juntamente com a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar, monitoram o Morro da Forca após parte dele começar a deslizar. Há quase um ano, em janeiro de 2022, parte da encosta também deslizou e destruiu um casarão histórico, além de um galpão e fios elétricos.


Devido aos riscos, a Polícia Militar e a Guarda Municipal fecharam o trânsito ainda na manhã deste sábado, 7, no entorno da rua Diogo de Vasconcelos. No local, uma faixa de terra começou a descer, além de pedras e detritos, o que requer atenção. Além disso, há possibilidade de soterramento do rio que passa pelo entorno e de uma placa de terra se desprender.




** continua depois da publicidade **



Segundo informações, a secretaria de Defesa Social do município foi acionada pelas forças de segurança que estão de plantão na Praça da Estação e por outras pessoas que perceberam que o Morro da Forca começou a apresentar sinais de deslizamento.


“A princípio, nós entendíamos que era uma massa de terra solta, mas a Defesa Civil, com seus geólogos e engenheiros, realizaram sobrevoo de drone para uma melhor avaliação. Já entendemos que há um risco maior de deslocamento de massa de terra e, por conta disso, a via foi completamente interditada”, disse o secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves.


bottom of page