top of page

TV Top Cultura suspende suas atividades por tempo indeterminado

Atualizado: 6 de jan. de 2022

Pelas redes sociais, moradores da região dos Incondifentes lamentaram a notícia e destacaram a importância do veículo de comunicação


A TV Top Cultura foi inaugurada no dia 29 de setembro de 1995 | Divulgação

Na noite de ontem, 04, a população da região dos Inconfidentes foi surpreendida com o comunicado da TV Top Cultura que, em suas redes sociais, noticiou a suspensão das suas atividades por tempo indeterminado, após mais de 26 anos de atuação.


De acordo com a nota enviada ao portal Ângulo, o motivo da paralisação das atividades está relacionado ao atual cenário econômico do país, que afetou, também, a Fundação a Fundação de Educação, Artes e Cultura (FUNDAC), mantenedora da TV . “Durante um bom período de sua atuação, a TV Top Cultura recebeu apoio e investimentos dos órgãos públicos, entidades e empresas da região, além de um forte investimento da sua mantenedora. Contudo, o Brasil vive um cenário econômico desafiador para a perenidade das instituições. Desde 2017, esta realidade tem afetado a Fundação e, consequentemente, a TV Top Cultura, obrigando-nos a rever algumas atividades”, diz.




** continua depois da publicação **



Na nota, a FUNDAC afirma que não há data para retorno das atividades da TV. "Dessa forma, a Fundação de Educação, Artes e Cultura, entidade privada, sem fins lucrativos, mantenedora da TV Top Cultura, tomou a difícil decisão de suspender, por tempo indeterminado, os serviços prestados pela TV Top Cultura a partir de 04 de janeiro de 2022".


A notícia entristeceu os moradores, que, pelas redes sociais, lamentaram e destacaram a importância do veículo de comunicação para a região.


“Muito triste. Estamos perdendo mais um canal que conta a história da nossa região, além de, claro, nos informar e gerar emprego e renda. Infelizmente nós da comunicação, não temos valor algum. As grandes empresas, políticos só sabem ver os veículos de comunicação como trampolim para alcançar seus objetivos e depois ficam somente nas promessas de parcerias e apoios. A TV Top, veículo de comunicação tão imparcial e sério, vai fazer falta para nós. Deixo minha indignação e pesar por esta interrupção da programação. Meu forte abraço a todos os colegas que são desbravadores da comunicação Televisiva”.


“Notícia lamentável para a nossa cidade. Aos profissionais envolvidos diretamente e sempre empenhados em nos oferecer o melhor, nossa gratidão. Faltou incentivo, mas nunca o reconhecimento da importância da nossa Top”.


“Que tragédia. Ouro Preto perderá um grande veículo comunicador e histórico”.




** continua depois da publicação **



Assim como moradores, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), também lamentou ao saber da paralisação das atividades da TV Top Cultura. “É com tristeza que recebemos essa notícia. A TOP Cultura, parceira da TV UFOP, sempre esteve presente na vida de nossa universidade, fazendo, de fato, o que um canal educativo faz: tratar a informação como coisa séria, entendendo o seu caráter público e de importância para a sociedade. Sabemos o quanto desafiador é manter um veículo de comunicação em tempos desafiantes como o atual, que, infelizmente, registram uma escalada crescente da desinformação, o que torna essa perda ainda mais lamentável. Perde a UFOP, perde a região dos Inconfidentes, mas acreditamos na retomada do canal”, disseram ao portal Ângulo.


Também entramos em contato com as prefeituras de Mariana e Ouro Preto, por meio de suas assessorias, solicitando um posicionamento, tendo em vista que as duas apoiavam a Top com recursos financeiros. Porém, até o fechamento da matéria, não tivemos retorno.



Sobre a Top Cultura


A história da TV Top Cultura iniciou-se no dia 10 de setembro de 1993, quando foi concedido à Fundação Cultural de Belo Horizonte o canal 15 UHF, para trasmissão da programação em Ouro Preto e região dos Inconfidentes. Dois anos depois, no dia 29 de setembro de 1995, ela foi inaugurada, sendo a única emissora local com programação própria, concentrada no telejornalismo e em programas de interesse regional.


Atualmente, a TV Top Cultura é mantida pela Fundação de Educação, Artes e Cultura (FUNDAC). Sua programação conta com o telejornal TOP Notícias, Hora do Angelus, TOP Esporte, Bem Viver e Opinião. A emissora também exibe o programa da TV Cultura de São Paulo, da TV Brasil e da Rede Minas.




** continua depois da publicação **



Em seus 26 anos de atuação, foram feitas mais de 60 mil reportagens, alcançando mais de 130 mil pessoas pelo sinal de TV, além de mais de 2,3 milhões de visualizações no Youtube. Nas redes sociais, são mais de 37 mil seguidores.


O trabalho da TV Top Cultura é norteado pelo apoio à educação e à cultura, pela preservação do patrimônio histórico, artístico e do meio-ambiente, pela democratização da informação e, principalmente, pela valorização do potencial existente em cada um dos mais de 150 mil habitantes da região dos Inconfidentes.


bottom of page