top of page

UFOP abre mais de 280 vagas remanescentes para o primeiro semestre de 2024

As vagas são para cursos dos campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade


Ane Souz

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está com 287 vagas remanescentes para o primeiro semestre letivo de 2024. As vagas são distribuídas entre 37 cursos nos campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, sendo a maioria destinadas às reservas da Lei de Cotas, designadas para candidatos que atendam aos critérios de renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo, além de autodeclarados negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.


De acordo com o edital, as inscrições podem ser feitas até 01º de abril, por meio de um formulário eletrônico. A seleção dos candidatos será baseada nas notas do Enem, sendo válidas todas as edições do exame desde 2009, desde que o candidato não tenha zerado as provas e a redação. As matrículas serão efetuadas conforme a ordem de classificação das médias do Enem, por modalidade de concorrência, até que todas as vagas remanescentes do curso sejam preenchidas ou até que a lista de classificados com documentação completa seja esgotada.





O resultado do processo seletivo e a lista de candidatos matriculados serão divulgados no dia 09 de abril. Na sequência, serão realizadas as atividades de validação das matrículas dos estudantes cotistas, incluindo a verificação da renda familiar, a análise da documentação comprobatória da deficiência e a validação da autodeclaração étnico-racial, conforme estabelecido pela Lei de Cotas. O início das aulas está previsto para 15 de abril.

bottom of page