top of page

Último dia para inscrições das escolas de Ouro Preto nas sessões cine-escola da 18ª CineOP

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.cineop.com.br


Divulgação | Universo Produção

Em mais uma edição, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto leva o universo cinematográfico para mais perto de crianças, adolescentes e educadores da rede pública de Ouro Preto por meio do programa Cine-Expressão - A Escola vai ao cinema. A programação é gratuita e propõe criar um espaço de confraternização e aprendizado entre estudantes. As escolas interessadas em participar podem se inscrever, gratuitamente, até hoje, 07 de junho, pelo site www.cineop.com.br.




** continua depois da publicidade **



Crianças e adolescentes, de cinco a 14 anos, poderão assistir produções nacionais e participar de bate-papos após a exibição do Cine-escola. Ao todo, serão 21 sessões de cinema com 13 filmes brasileiros que apresentam temas universais e educativos para a formação de crianças e jovens. Os filmes serão exibidos entre os dias 21 e 26 de junho, sempre às 8h30 e 14h, no Cine-Teatro (Centro de Artes e Convenções), exclusivamente para as escolas previamente inscritas. Além disso, as escolas participantes receberão o material pedagógico de cada filme para contribuir para o debate e a reflexão na sala de aula sobre os temas e abordagens que os filmes oferecem em suas histórias.


De acordo com Ramina El Shadai, responsável pela curadoria dos filmes do Cine-Escola, as obras selecionadas têm o potencial de revelar percepções e despertar sensações e conexões. “Eu trabalho a curadoria da programação do Cine-Escola, considerando o filme como um instrumento que revela os elementos mais variados da nossa forma de viver, e, mais do que isso, a forma de contar histórias através dos filmes revela pra gente uma grande possibilidade de percepções sobre nossas formas de viver. Realizo todo o processo de curadoria montando uma sessão em que os filmes conversem numa evolução de sensações, enquanto a criança assiste”, destaca.


As sessões do Cine-escola foram organizadas por grupos de faixas etárias com a exibição de filmes alinhados com desenvolvimento emocional e ludicidade de cada idade. Para as crianças de 5 a 7 anos foram escolhidos quatro curtas:


  • Sobre Amizades e Bicicletas, de Júlia Vidal, que será apresentado nos dias 21, 25 e 26 de julho, às 14h.

  • João no Reino de Papelão, animação de Rodrigo Vulcano e Lucas Lima, que está na grade dos dias 21, 25 e 26 de junho, às 14h.

  • A Baleia Mágica, animação de Douglas Alves Ferreira que está marcada para ser exibida nos dias 21 e 26 de junho, às 14h.

  • Super-heróis, a obra de ficção de Rafael Andrade, em cartaz nos dias 21, 25 e 26 de junho, às 14h.



** continua depois da publicidade **



O segundo grupo é composto por crianças de 8 a 10 anos, que terão a oportunidade de assistir a quatro curtas:


  • Amei te ver, filme dr Ricardo Garcia, que será exibido no dia 22 de junho, às 8h30 e às 14h.

  • O Monstro do Pântano do Sul, de Marki Martinz, que também será exibido no dia 22 de junho, às 8h30 e 14h.

  • Teo, o menino azul, animação de Hygor Amorim, que está na programação dos dias 22 e 25 de junho, às 8h30 e 14h.

  • A Bola da Vez, de Elder Patrick, com exibição no dia 22 de junho às 8h30 e 14h.


Para o público de 11 a 13 anos, os filmes serão exibidos na sexta-feira, dia 23, às 8h30 e 14h. Para esse grupo foram selecionados os curtas:


  • Bolha, de Leandro Wenceslau.

  • Pedro I, de Leo Silva

  • O documentário Marlon, de Ludmila Curi.

  • A menina e o mar, de Gabriel Mellin.


Para a turma de 14 anos será exibido o documentário longa-metragem de Eduardo Coutinho, Últimas Conversas, no dia 26 de junho, às 8h30.



** publicidade **


Comments


bottom of page